A Prefeitura de São José dos Campos iniciou esta semana a reforma da pista de BMX localizada na Rua George Willians, no Parque Industrial, ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), na região sul da cidade.
Os serviços estão a cargo das equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Urbam, que atuam com duas máquinas, uma pá carregadeira e uma retro escavadeira, realizando o serviço de realocação das rampas.
Esta primeira etapa dos trabalhos deverá ser finalizada nesta sexta-feira (4) para, em seguida, começar o serviço de capina ao longo do circuito.
A pista tem 400 metros e é muito utilizada pelos atletas que praticam o bicicross, em suas diferentes modalidades. O circuito possui vários obstáculos duplos, triplos, costelas e curvas, que o torna bastante competitivo para prática do esporte, seja por iniciantes ou atletas que se encontram em um nível mais competitivo.
Após o trabalho de capina, está prevista a construção de um gate provisório, que libera a saída dos pilotos, além da recuperação das cercas de alambrado e a demarcação do traçado.
A previsão da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que administra o espaço, é que a pista seja liberada para uso dos esportistas dentro de dois meses. O trabalho está sendo orientado pelos coordenadores da equipe de BMX de São José dos Campos.
O BMX, ou bicicross, é um esporte de velocidade e explosão, que exige dos praticantes muito fôlego, além das habilidades necessárias para transpor todas as rampas e curvas do circuito.