Para reduzir o tempo de espera por consultas de atenção básica na rede municipal de saúde, a Prefeitura de São José dos Campos implantou neste mês um novo sistema que visa inserir o conceito de acesso avançado através da disponibilização diária de vagas para demanda espontânea nas unidades básicas.
Com a medida, a expectativa da Secretaria de Saúde é que 80% das consultas ofertadas nas UBSs sejam realizadas dentro de no máximo 30 dias da solicitação, ampliando consideravelmente o acesso dos usuários à rede de saúde do município.
Com o novo protocolo, no mínimo 30% das vagas são reservadas para demanda espontânea diária, sendo que as demais ficarão destinadas para agendamento das consultas programadas e retornos, como, por exemplo, o atendimento às gestantes (pré-natal) e aos pacientes que fazem controle de hipertensão, diabetes, entre outros.
As consultas de demanda espontânea são destinadas aos pacientes que comparecem à unidade inesperadamente, por problemas agudos ou por motivos que eles julguem como necessidade de saúde, seja uma informação, uma dúvida ou uma pequena urgência.
Escuta qualificada
Através do acolhimento, a equipe de enfermagem realiza a escuta qualificada das necessidades de saúde, procedendo a primeira avaliação (classificação de risco, situação de vulnerabilidade, coleta de informações e sinais clínicos) e identificação das necessidades de intervenções de cuidado, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
No acolhimento à demanda espontânea, o acesso com equidade é a principal preocupação dos profissionais que realizam a escuta qualificada. Por meio de conceitos e protocolos bem definidos, é possível realizar uma estratificação de risco. É realizada a avaliação das vulnerabilidades e orientada não só o tipo de intervenção (ou oferta de cuidado) necessário, como também o tempo em que isso deve ocorrer.
A partir do acolhimento, a equipe de enfermagem define pela consulta ou procedimento imediato; consulta ou procedimento no mesmo dia; agendamento de consulta ou procedimento em data futura; procedimento para resolução de demanda simples pelo enfermeiro prevista em protocolo, tais como prescrição de medicamentos, encaminhamentos e solicitação e interpretação de exames, e estratificação de risco conforme protocolos da Secretaria de Saúde.
Com esta estratégia, a Secretaria de Saúde prevê um impacto assistencial com consequências significativas, como a ampliação do acesso, maior resolutividade local, redução no tempo entre agendamento e consulta, redução de absenteísmo e ampliação do número de consultas ofertadas em tempo oportuno.
Também está prevista a diminuição da entrada de pacientes em UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), de casos classificados de baixo risco (azul e verde). Com isso, a Secretaria de Saúde espera que a porta de entrada ao sistema de saúde se dê, efetivamente, pelos serviços de atenção primária e não pelos serviços emergenciais.
- PRESO NOVAMENTE: SUSPEITO DE TRÁFICO É DETIDO PELA 2ª VEZ EM QUATRO DIAS EM Sã9 José dos Campos
- Incêndio de grandes proporções destrói telhado de loja de autopeças em Caraguatatuba
- “Gênio do ITA vira mentor de fraude bilionária com gigantes do varejo, aponta MP”
- “Operação Última Dose” fecha adegas e apreende grande quantidade de bebidas falsificadas em São José
- Briga entre alunos termina em cirurgia para adolescente em São José dos Campos
- Baep prende homem com tijolos de maconha e R$ 807 na zona sul de São José
- Empresário é encontrado morto em apartamento de luxo no Jardim Apolo
- FIM DO “PRESÍDIO DOS FAMOSOS”: SP VAI TRANSFERIR ROBINHO, BRENNAND E OUTROS DE TREMEMBÉ PARA POTIM
- MADRUGADA DE TERROR: BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO EM CASA DE DOIS ANDARES EM TAUBATÉ
- Cultivo à vista: polícia apreende 16 pés de maconha em casa na Zona Sul de São José dos Campos
- Aluno esfaqueia colega na saída de escola em São José dos Campos
- Trio de estrangeiras é preso com “bolsa bloqueadora” e R$ 9,5 mil em remédios furtados em São José dos Campos
- Homem é preso em flagrante após espancar mulher com pedaço de madeira no Centro de Jacareí
- Fogo destrói 3 mil m² de mata e mobiliza bombeiros por duas horas em Guaratinguetá
- Motorista Sem Habilitação Atropela e Mata Comerciante em São José dos Campos e Foge