Na tarde desse domingo (25), a Polícia Ambiental resgatou onze aves mantidas em cativeiro em Tremembé. Um homem foi detido e autuado em R$ 6.500,00.
De acordo com informações, durante deslocamento pelo bairro São Vicente de Paula, a equipe se deparou com diversas aves em gaiolas, pendurada em um muro de uma residência.
O proprietário foi localizado e autorizou e acompanhou a vistoria em sua residência, onde foram encontradas 11 gaiolas contendo aves silvestres penduras no muro e 01 gaiola contendo duas aves silvestre pendurada no quintal da residência. Os policiais solicitaram a porém o homem informou não possuir e disse que as aves eram de estimação.
No total foram apreendidos 08 Canário da terra “Sicalis flaveolal”, 01 Bigodinho “Sporophila lineola”. 01 Pintassilgo cabeça preta “spinus magellanicus”, 02 Coleirinho “Sporophila caerulesces” e 01 Chorão “Sporophila Leucoptera”.
Foi lavrado auto de infração no valor de R$ 6.500,00 (seis mil reais), por infringência ao disposto no artigo Art. 25 par.3° lll, da Resolução SIMA n° 05/21, “Por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre, sem autorização da autoridade Ambiental”.
As aves foram apreendidas e ficaram no quartel para posterior destinação ao IBAMA.