Início Pindamonhangaba Pinda se mobiliza para um retorno às aulas eficiente e seguro

Pinda se mobiliza para um retorno às aulas eficiente e seguro

Preparativos incluem treinamento de professores e melhorias nas escolas que acolherão cerca de 14 mil alunos

Foto: divulgação/ PMP
Publicidade

Enquanto as famílias de Pindamonhangaba se preparam para o retorno das atividades escolares, marcadas para o dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação da cidade não mede esforços para garantir um ambiente acolhedor e seguro para os aproximadamente 14 mil alunos que frequentam as 23 CMEI’s e as 41 escolas municipais.

O pontapé inicial para este grande esforço foi dado ainda no início de janeiro, com a Secretaria de Educação retomando seus trabalhos focados na qualidade do acolhimento da comunidade escolar. Este período de grande expectativa para professores, pais e alunos é marcado por um investimento robusto da Prefeitura em treinamentos, buscando assegurar um aprendizado significativo para todas as crianças ao longo do ano.

Desde o dia 10 de janeiro, os professores de artes e educação física da rede municipal estão sendo preparados para enfrentar os desafios do ano letivo. O treinamento começou com uma palestra sobre objetivos e agenda e prosseguiu com palestras ministradas pelo especialista Fernando Lauria, abordando temas como Gestão de Pessoas e Neurociência Clínica e Educacional. Além disso, oficinas diversas, incluindo Rádio e Podcast, Fotografia, Fanzine, Animação, Jornal Digital e Libras, foram oferecidas entre os dias 15 e 17 de janeiro.

Paralelamente à capacitação dos docentes, as unidades escolares passaram por um processo de revitalização e melhorias estruturais significativas. As escolas receberam manutenções diversas, reparos, serviços de limpeza e corte da grama, além de pinturas e adequações nos banheiros. “Estamos empenhados em resolver os desafios existentes, sempre pensando no bem-estar de nossos alunos e funcionários”, enfatiza a secretária de Educação, Luciana Ferreira.

Em escolas com necessidades mais críticas, foram instaladas telas de proteção e realizados serviços de vedação, substituição de forros e higienização, visando a proteção contra animais que possam transmitir doenças. Estes serviços, executados pelas empresas Libertard e Milclean, devem ser concluídos antes do término das férias escolares. A secretária Luciana Ferreira fez questão de agradecer o esforço das equipes envolvidas, destacando a importância de garantir um ambiente agradável e propício ao aprendizado.

“Com estes preparativos, Pindamonhangaba demonstra seu compromisso com a educação e o bem-estar de sua comunidade escolar. A expectativa é que o ano letivo de 2024 seja marcado por avanços significativos no aprendizado, segurança e conforto para alunos, professores e funcionários das unidades de ensino municipal”, conclui a secretária Luciana Ferreira.

Publicidade