Início Pindamonhangaba CRAVI realiza cerimônia em homenagem a jovem vítima de violência

CRAVI realiza cerimônia em homenagem a jovem vítima de violência

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Na sexta-feira, 10 de novembro, autoridades municipais visitaram o CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima) para o descerramento da placa que denomina como patrona da unidade a jovem Juliana Fernandes Cândido, que em maio do ano passado teve sua vida tirada brutalmente na porta do colégio onde estudava.

Através de um projeto do vereador Marco Mayor, a homenagem foi realizada destacando a importância do acolhimento a familiares vítimas de qualquer tipo de violência.

Foto: divulgação/PMP

Durante a cerimônia, o vereador Marco Mayor, o irmão da homenageada Renan e a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, muito emocionados, falaram a respeito da memória de Juliana, da ocasião de sua morte e de toda a força que está sendo necessária para a família continuar em frente. “Agora, com a homenagem, o nome e a história de Juliana ficam perpetuados no prédio do Cravi para que a história não se repita com outras famílias”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.

Implantado oficialmente em 6 de junho de 2022, o Cravi (Centro de Referência e Apoio à Vítima) já atendeu em Pindamonhangaba 132 famílias vítimas de algum tipo de violência. O equipamento é um programa da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, em parceria com Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Assistência Social e conta com apoio do Ministério Público.

Das 132 famílias que já passaram em atendimento, 86 famílias eram casos Cravi, nas quais foram atendidas no âmbito social, psicológico e jurídico. Atualmente, 23 famílias estão em acompanhamento sendo 15 casos de homicídio, 7 de feminicídio e 1 de latrocínio. A Equipe Técnica, atualmente é formada por Oficial de Administração, Assistente Social e Psicóloga e mantém a busca ativa para os novos casos que vão surgindo.

O CRAVI está localizado na Rua José Antônio Salgado, 101, bairro do Bosque. É um equipamento público e gratuito, de portas abertas. O fluxo de atendimento compreende a fase de escuta, para identificar se é demanda Cravi e em caso negativo a vítima é encaminhada para a rede de acolhimento do seu município. Na sequência, os profissionais realizam o acolhimento psicossocial e posteriormente o acompanhamento social, psicológico e jurídico.

Para ser atendido a vítima não precisa de encaminhamento e Boletim de Ocorrência e não existe prescrição do crime para a vítima buscar o atendimento. O acompanhamento da vítima é realizado semanalmente e não tem prazo para término, podendo ser presencial ou online (através de vídeochamada e whatsapp).

Os atendimentos psicológicos podem ser individuais ou em grupo e todo tipo de atendimento é realizado de forma sigilosa, sem produção de provas para processos judiciais.

Para acessar o Cravi, basta ir à unidade com documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3550-0507 e 3550-0508.

Publicidade