Início São José dos Campos 1ª Mostra de Artes Protagonizada por Pessoas Trans de São José dos...

1ª Mostra de Artes Protagonizada por Pessoas Trans de São José dos Campos, AMOSTRANS, acontece a partir do dia 17

Exposição inédita, com entrada gratuita, exibe obras fotográficas realizadas com temática e narrativa trans na frente e por trás das câmeras

Foto: Jo Sant'anna
Publicidade

Exposição AMOSTRANS traz uma exposição de fotografias protagonizadas por pessoas trans de São José dos Campos e produzida por Bel Gomes, Bruniely Lemos e GUIA, através da Manifesto Criativo. A exibição gratuita acontece na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, reunindo 15 obras fotográficas, a partir do dia 17 de novembro.

O evento é a 1ª Mostra de Artes de Pessoas Trans da cidade, criando espaço de produção e diálogo através das artes integradas. Além da exibição, estará disponível ainda, durante a Mostra, o calendário de fotos produzido pelas aulas expositoras.

Foto: Jo Sant’anna

Em cena e por trás dela, as participantes, modeles e integrantes da produção da AMOSTRANS, se reúnem com o intuito de trazer atividades de valorização, preservação e difusão de manifestações culturais com temáticas relativas à essa diversidade cultural da comunidade LGBTQIAPN+. Realizar e promover tais atividades voltadas à promoção da visibilidade e referenciação de direitos, e o apoio das expressões culturais e artísticas, é parte do cotidiano do coletivo responsável pela criação do projeto, que marca agora mais um passo importante em sua trajetória, através desta exposição.

Além de oferecer capacitação através de oficinas culturais com profissionais reconhecidas no Vale do Paraíba, como Workshop de Fotografia, ministrada por Bel Gomes, e Oficina de Maquiagem Profissional, ministrada por Jo Sant’anna, a exposição se trata de um veículo de profissionalização para essa parcela da população e uma maneira de tirá-las da margem da sociedade. Quem participou das ações educativas pode colocar em prática o que aprendeu nas aulas, no qual se baseia o primeiro calendário da região com datas afirmativas referente a comunidade, evidenciando conquistas e direitos. Assim, trazendo ações de resistência, cidadania, conquista de espaços, luta contra preconceitos e a oportunidade de ter uma profissão no cenário cultural da cidade. Todo o projeto conta com recursos de acessibilidade.

Na Mostra, baseada e centrada na visão de inclusão cultural e artística da população trans joseense, serão exibidas manifestações culturais individuais e coletivas, que vinculam as histórias dessas pessoas como forma de afirmação. Através dos trabalhos de alunos e alunas, participantes do projeto, sendo: Ruya Carlo, Luh Christian, Renat Castillo, Atla Cavalcante, Luanny Ravatche e Catarina Bressan, potencializam narrativas e vozes, das (os) modelos: Bruniely Lemos, Lua Ayo, Kika Medina e Victor Cotrim.

Foto: Jo Sant’anna

AMOSTRANS conta com o financiamento do Fundo Municipal de 

Cultura de São José dos Campos, através do edital Diversidade pela 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo e apoio da Associação Transbordamos.

SERVIÇO | Exposição AMOSTRANS

De 17 de novembro a 04 de dezembro

Espaço Clemente Gomes, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Endereço:

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos

Horário de funcionamento: 

De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h

EQUIPE TÉCNICA

Produção Geral: Bruniely Lemos e GUIA

Produção Executiva e Diagramação: Bel Gomes

Produção e Visagismo: Jo Sant’Anna

Orientadoras: Bel Gomes e Jô Sant’anna

Produção Audiovisual: Drop Vídeo

Design Gráfico e Social Media: Bruno Marques

Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi

AUTORES

Ruya Carlo

Luh Christian

Renat Castillo

Atla Cavalcante

Luanny Ravatche

Catarina Bressan

MODELES

Kika Medina

Bruniely Lemos

Victor Henrique

Lua Ayo

Publicidade