Início Pindamonhangaba CEPATAS promove importante avanço nas ações em prol da causa animal em...

CEPATAS promove importante avanço nas ações em prol da causa animal em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

O Centro de Proteção e Atendimento Animal (CEPATAS) da Prefeitura de Pindamonhangaba promove mais um importante avanço nas ações em prol da causa animal no município.

Com o objetivo de qualificar a atuação deste equipamento público, a empresa Clínica Veterinária Franchising iniciou os serviços de procedimento cirúrgico e atendimento veterinário para os animais abrigados.

Foto: divulgação/PMP

A empresa foi vencedora da licitação realizada recentemente pela Prefeitura, que irá investir R$ 249 mil num contrato de 12 meses para realização de serviços com profissional devidamente habilitado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, com fornecimento de material e mão de obra para diversos procedimentos.

O contrato deve ultrapassar mais de 1.000 atendimentos veterinários exclusivos para os animais abrigados com procedimentos de anestesia inalatória, eutanásia, amputação, enucleação, prolapso de reto ou uterino, sondagem nasogástrica e esofágica ou uretral, cesárea, esplenectomia, piometra, mastectomia, administração de medicamentos endovenosos, tratamento otológico, tratamento de TVT, exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia e internação.

Segundo a responsável pelo CEPATAS, Andrea Louzada, o maior benefício da contratação dos serviços especializados será a agilidade no atendimento aos animais abrigados. “Essa é mais uma inovação do nosso trabalho pois com a contratação de atendimento médico veterinário para os animais abrigados, eles passarão a contar com assistência veterinária integral que antes não existia. Tínhamos um médico veterinário, mas não tínhamos como realizar exame e tratamento, que era realizado graças à venda de rifas e contatos nossos e de algumas protetoras com clínicas parceiras”, explicou.

Foto: divulgação/PMP

A administração do CEPATAS ressalta que esse atendimento não poderá ser realizado para animais que contam com suporte dos seus tutores, pois o objetivo é acolher animais, dentro das condições do abrigo, e deixá-los em boas condições para adoção.

Sobre o CEPATAS – O zelo pela causa animal vem sendo prioridade das ações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba. Desde a inauguração do CEPATAS, em 2020, as ações de defesa e cuidado foram ampliadas como a oferta de procedimentos de castração que deve chegar a marca recorde de 5 mil castrações realizadas nos últimos quatro anos.

Outro forte trabalho realizado pela entidade é a promoção da adoção responsável de cães e gatos. Atualmente, o CEPATAS ampliou o espaço para melhor acolher os animais e vem intensificando feiras e campanhas de doação. A entidade tem hoje 113 animais abrigados, sendo três cavalos (aguardando término do tratamento para serem disponibilizados para adoção), 78 cães e 32 gatos disponíveis para adoção.

Os interessados podem procurar a entidade que atende a estrada municipal do Maçaim, s/n, ao lado do Grupo de Escoteiros Itapeva, logo após a ponte sobre o Rio Paraíba.

Publicidade