Início São José dos Campos Parque da Cidade de São José dos Campos terá aulão de Defesa...

Parque da Cidade de São José dos Campos terá aulão de Defesa Pessoal neste sábado

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Para reforçar a campanha “Agosto Lilás”, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (19), a partir das 8h, no Parque da Cidade, mais uma edição do Aulão de Defesa Pessoal. A aula experimental é destinada somente às mulheres com idade a partir de 18 anos.

A iniciativa também vai celebrar o aniversário de um ano do curso de Defesa Pessoal, promovido pela Patrulha Maria da Penha, da GCM (Guarda Civil Municipal).

O curso é oferecido em parceria com o investigador da Polícia Civil José Renato Rodrigues Júnior, professor de Kung Fu e Hapkido, que ministra as aulas de forma voluntária, em dois sábados por mês, no próprio Parque da Cidade.

Para participar do aulão é recomendado o uso de tênis e roupas leves ou específicas para treino, como top por baixo de camiseta fechada na frente e calça legging. E os exercícios serão feitos na área do gramado ao lado do Pavilhão Gaivotas.

Patrulha Maria da Penha

O que é? A Patrulha Maria da Penha é um programa da Guarda Civil Municipal que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que têm medida protetiva emitida pela Justiça.

Como Funciona? A Vara da Violência Doméstica e Familiar encaminha à Patrulha Maria da Penha mulheres com medida protetiva para participar do programa. Após a inclusão dessas mulheres, começam os patrulhamentos preventivos nos locais frequentados pelas vítimas, visando a sua proteção física e psíquica.

Quem pode fazer parte? Para ter a proteção da Patrulha Maria da Penha é preciso que a vítima tenha registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, tenha medida protetiva emitida pela Justiça e seja incluída no programa também por determinação da Justiça.

Em casos de ameaça ou agressão a vítima que ainda não tenha medida protetiva, ligar para a GCM (153) ou para a Polícia Militar (190).

Só neste ano, a equipe de Patrulha Maria da Penha já fez 139 atendimentos e está assistindo 117 mulheres vítimas de violência doméstica em São José dos Campos.

Publicidade