A Prefeitura de São José dos Campos prestou, na manhã deste domingo (9) de feriado estadual, uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.
A solenidade foi realizada na Orla do Banhado, na região central, com hasteamento de bandeiras e participação da Banda de Santana.
O evento marca os 91 anos da Revolução e é uma reverência à memória dos ex-combatentes do município que atuaram na guerra.
Orgulho
Mesmo com a chuva, o consultor de imóveis Fábio Nogueira de Carvalho compareceu para acompanhar a solenidade.
“Meus dois avôs participaram da Revolução como voluntários e isto é um orgulho enorme para a família. Então, essa lembrança da Prefeitura é muito significativa pra mim, especialmente por ser uma data que algumas pessoas nem sabem da existência”.
A cerimônia contou também com a presença do Grupo de Escoteiros de São José dos Campos e autoridades da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, membros do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e demais representantes.
História
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932, organizado por paulistas, visando à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.
O dia 9 de julho tornou-se feriado civil no estado de São Paulo pela Lei estadual nº 9497, de 5 de março de 1997.
A data tem como objetivo comemorar a deflagração da revolução, data considerada magna para os paulistas.