Início São José dos Campos São José dos Campos presta homenagem à Revolução de 32

São José dos Campos presta homenagem à Revolução de 32

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos prestou, na manhã deste domingo (9) de feriado estadual, uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.

A solenidade foi realizada na Orla do Banhado, na região central, com hasteamento de bandeiras e participação da Banda de Santana.

O evento marca os 91 anos da Revolução e é uma reverência à memória dos ex-combatentes do município que atuaram na guerra.

Orgulho

Mesmo com a chuva, o consultor de imóveis Fábio Nogueira de Carvalho compareceu para acompanhar a solenidade.

“Meus dois avôs participaram da Revolução como voluntários e isto é um orgulho enorme para a família. Então, essa lembrança da Prefeitura é muito significativa pra mim, especialmente por ser uma data que algumas pessoas nem sabem da existência”.

A cerimônia contou também com a presença do Grupo de Escoteiros de São José dos Campos e autoridades da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, membros do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e demais representantes.

História

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre julho e outubro de 1932, organizado por paulistas, visando à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.

O dia 9 de julho tornou-se feriado civil no estado de São Paulo pela Lei estadual nº 9497, de 5 de março de 1997.

A data tem como objetivo comemorar a deflagração da revolução, data considerada magna para os paulistas.

Publicidade