Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos retira obrigatoriedade do uso de máscaras...

Prefeitura de São José dos Campos retira obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos retirou nesta sexta-feira (9), a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público coletivo do município. O uso estava como obrigatório desde o início da pandemia da Covid-19, quando a atual Administração Municipal distribuiu gratuitamente mais de 100 mil máscaras à população.

O município tem acompanhado as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo e a flexibilização foi anunciada nesta quinta-feira (8), por meio do decreto 67.096.

Apesar da não obrigatoriedade no transporte público coletivo, a Prefeitura recomenda o uso, principalmente para as pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos, ou aqueles que apresentarem algum sintoma respiratório.

Em São José dos Campos, o uso de máscara continua obrigatório em todas as unidades de saúde, como hospitais, UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Sapude), UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), drogarias e consultórios.

Essa flexibilização só é possível graças ao atual cenário epidemiológico do município. Hoje, a cidade está com uma cobertura de 96,3% de primeira dose, 87,5% de segunda, 67,3% de primeiro reforço, 32,6% segundo reforço e 36,1% terceiro reforço.

Nas crianças de 3 a 11 anos, a cobertura de primeira dose é de 74,3% e de segunda é de 53,8%. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a meta de cobertura para qualquer imunizante é de 95%.

A cidade ainda conta com cerca de 44 mil pessoas que já poderiam ter recebido a primeira dose de reforço e 157 mil a segunda de reforço. A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos.

Nesta sexta-feira, a cidade está com 16 pessoas internadas por Covid, oito em unidades privadas e oito no HM (Hospital Municipal), sendo que nove delas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 7 na Enfermaria. Dos pacientes que estão na UTI, 66,67% não estão com o esquema vacinal completo e na enfermaria são 71,73%.

Publicidade