Início São José dos Campos Festival celebra Mês da Visibilidade Surda no próximo sábado, em São José...

Festival celebra Mês da Visibilidade Surda no próximo sábado, em São José dos Campos

Publicidade

O campus do Instituto Federal de São José dos Campos, no Jardim Diamante, vai receber o 1º Festival Joseense Setembro Surdo, no próximo sábado, dia 17. O evento contará com programação gratuita e acessibilidade para surdos e ouvintes, das 9h às 16h.

O objetivo é promover mais inclusão e integração entre esses públicos, ressaltando a importância da acessibilidade e diversidade, inclusive na própria comunidade surda, para a promoção de desenvolvimento pessoal, social e profissional e da própria cidadania das pessoas com deficiência.

A programação prevê oficinas e exposições, jogos e competições esportivas, apresentações artísticas, muita interação e diversão.

A escolha de setembro para a primeira edição do evento não é por acaso. O mês reúne importantes datas para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a exemplo do Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional do Surdo (26) e Dia Internacional do Surdo (30).

A realização do evento no campus do Instituto Federal serve também para sensibilizar a sociedade sobre a importância da oferta de formação profissional com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais e da inclusão do surdo no mercado de trabalho como profissional de nível técnico e superior.

Mãos unidas

O 1o. Festival Joseense Setembro Surdo resulta da união de instituições ou grupos voltados para ou com a participação de pessoas surdas, são eles: Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência Auditiva e ao Surdo (AADAS), Associação dos Surdos de São José dos Campos (ASSJC), o próprio Instituto Federal de São Paulo, campus São José, Escola Municipal Maria Aparecida dos Santos Ronconi, grupo social Mãos em Ação, Pastoral do Surdo diocesana de São José dos Campos, da Igreja Católica, Igreja Batista do Jardim das Indústrias (IBAJI) e Igreja da Cidade (IC).

Até então, as atividades comemorativas ao mês da visibilidade surda (também conhecido como Setembro Azul) eram promovidas por cada uma dessas entidades, de acordo com seus respectivos calendários, cada qual com sua programação. A ideia agora é unificar esses eventos e fazer do 1o. Festival Joseense Setembro Surdo algo permanente, capaz de mobilizar e sensibilizar de forma mais capilarizada e efetiva toda a sociedade em torno das causas inclusivas dos surdos e, consequentemente, das pessoas com deficiência em geral.

Publicidade