Início São José dos Campos Festa do Tropeiro volta com comidas típicas e shows musicais em São...

Festa do Tropeiro volta com comidas típicas e shows musicais em São Francisco Xavier

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São Francisco Xavier retoma a Festa do Tropeiro nos dias 1º, 2 e 3 de julho, após interrupção em razão da pandemia da covid-19. Serão três dias de show, com modas de viola, com direito a escolha da Rainha da Festa, comidas típicas, concentração de cavaleiros e a tradicional benção aos tropeiros.

Publicidade

A festa, que já está em sua 13ª edição, é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Neste ano, o local escolhido é o Parque Municipal do distrito.

A festa resgata a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.

Culinaristas
Vale lembrar que, até o próximo dia 20 de junho, estão abertas as inscrições para culinaristas que queiram participar da festa. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, na plataforma Prosas.
A Comissão de Seleção, designada especificamente para esse evento, se reunirá no dia 21 de junho para habilitar os culinaristas que se encaixem no perfil da festa, ou seja, que vão oferecer comidas tipicamente tropeira, caipira, não sendo permitida a comercialização de qualquer bebida alcóolica (artesanal ou não). O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de junho.

Programação
Local: Parque Municipal de São Francisco
Dia 1º/7 (sexta-feira)
18h – escolha da Rainha da Festa
19h30 – apresentação de Wagner Vilela, violeiro de São Francisco Xavier
Dia 2/7 (sábado)
9h – concentração dos cavaleiros e comitivas
10h – benção aos tropeiros antes da saída para o desfile
15h – apresentação do violeiro Fábio Miranda
19h30 – show da dupla sertaneja Talis e Wellington
Dia 3/7 (domingo)
11h – apresentação de Rafael Gonzá
13h – apresentação de Gyba Reis