Início Pindamonhangaba FESTIPOEMA 2022 está com inscrições abertas para a categoria poema

FESTIPOEMA 2022 está com inscrições abertas para a categoria poema

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Secretaria de Cultura e Turismo, em promoção conjunta com a Academia Pindamonhangabense de Letras, abriu as inscrições para o FESTIPOEMA 2022, na categoria Poema, com o objetivo de estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, incentivar a arte da interpretação, estimulando assim, o interesse pelas manifestações artísticas.

As inscrições vão até dia 17 de julho. Para se inscrever e acessar o edital completo, o interessado deverá acessar o site www.pindamonhangaba.sp.gov.br/secretarias/cultura-e-turismo, no botão FESTIPOEMA 2022.

Cada autor poderá inscrever somente uma obra. Poderão participar poetas e intérpretes que apresentem os poemas na língua portuguesa, podendo concorrer quaisquer poemas, com no máximo 35 versos, de forma fixa ou livre, com qualquer temática, inéditos ou não, desde que não tenha sido selecionado em outra edição do FESTIPOEMA.

A divulgação dos poemas selecionados ocorre no dia 22 de agosto, e dia 23 de agosto o poeta selecionado deverá enviar uma foto sua.

Serão três categorias de poemas: Adulto, para autores maiores de 18 anos; Juvenil, para autores de 12 a 17 anos; e Infantil, para autores menores de 12 anos.

A premiação contemplará 15 poemas na categoria Adulto, 10 na Juvenil e 5 na Infantil.

Do dia 23 de agosto a 18 de setembro ocorre o período de inscrições das categorias “Interpretação e Criação Cênica” e “Vídeo”, com divulgação dos intérpretes e videomakers dia 19 de setembro.

No período de 20 a 25 de setembro, haverá um dia para a realização da Oficina de Gravação e Edição de Vídeo, que dará orientações aos participantes sobre técnicas de gravação e edição de vídeo. A oficina será realizada virtualmente, e a participação de todos os inscritos nessa categoria é obrigatória. Os vídeos gravados serão da interpretação dos poemas selecionados.

Os poemas selecionados serão interpretados por atores e autores. O autor que tiver interesse em interpretar sua própria obra, deverá se inscrever na categoria Interpretação. Os poemas selecionados que não forem interpretados pelos próprios autores, serão distribuídos entre os inscritos nesta categoria. Um intérprete poderá representar até dois poemas.

A premiação de todas as categorias acontece no dia 5 de novembro, às 20 horas no Teatro Galpão.

Confira a premiação:
1º, 2º e 3º colocados dos poemas na categoria Adulto, serão premiados com o Troféu Baltazar de Godoy Moreira;
1º, 2 e 3º colocados dos poemas na categoria Juvenil, serão premiados com o Troféu Juó Bananéri;
1º, 2º e 3º colocados dos poemas na categoria Infantil, serão premiados com o Troféu Bertha Celeste Homem de Mello;
1º, 2º e 3º colocados na categoria Interpretação Cênica, serão premiados com o Troféu Augusto César Ribeiro;
1º, 2º e 3º colocados na categoria Vídeo, serão premiados com o Troféu Amácio Mazzaropi
Para a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, “festivais como o FESTIPOEMA são de suma importância para incentivar os autores e atores locais, e estimular a participação da população em manifestações artísticas e culturais. Além de abrir espaço para pessoas de todas as idades, tornando a esfera cultural num espaço cada vez mais plural e democrático”.

Publicidade