Início Pindamonhangaba Pinda é destaque em Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis

Pinda é destaque em Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba participou do Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis, dia 20 de abril, realizado pela Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) pela Rede Argentina de Municípios frente a Mudança Climática.

Pindamonhangaba foi convidada ao fórum devido aos projetos ambientais e por recentemente ter sido selecionada pelo ICLEI como única cidade brasileira a fazer parte de um projeto piloto de cidades circulares.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, esteve em um painel sobre desafios das mudanças climáticas, metas a serem alcançadas e caminhos para que os municípios possam avançar nesse tema.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

O prefeito Isael Domingues participou do painel sobre construção e implemento de políticas públicas participativas para biodiversidade e questão climática. Ele citou dois programas lançados este ano e que estão em desenvolvimento em Pindamonhangaba, o Conservador da Natureza e o MovCicla. “Recentemente iniciamos conversa para projetos na área de conservação e adequação ambiental de propriedades rurais, com foco em saneamento e restauração ecológica. Essas foram algumas ações citadas pelo prefeito, que também debateu sobre a possibilidade de reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil, educação ambiental, parcerias com a iniciativa privada”, esclareceu Maria Eduarda.

Ela ressaltou que a logística reversa, o ponto de coleta de resíduo eletrônico, PEV e outras iniciativas ambientais também foram trazidos à tona pelo prefeito durante o painel em que ele argumentou junto com o presidente da Câmara de Cascais, de Portugal, Carlos Carreiras, e com a responsável pela equipe do município de Paraná, da Argentina, Griselda Urich.

“Muito importante nossa participação no fórum internacional para acompanharmos o que está em desenvolvimento na Europa e também na América do Sul. O envolvimento de Pindamonhangaba com outros municípios é um ponto de grande interesse do prefeito, que sempre pede nossa participação juntamente com outras cidades da região para atuarmos juntos em prol do meio ambiente e criarmos essa engrenagem, esse apoio mutuo”, completou a secretária.

O evento foi realizado por vídeo conferência, intermediada pelo setor de Relações Internacionais da Anamma Brasil, que deve propor outros fóruns nos próximos meses.

Publicidade