Início Variedades Quem tem energia solar paga conta de luz? Saiba aqui!

Quem tem energia solar paga conta de luz? Saiba aqui!

Foto: PhotoMIX Company - Pixabay
Publicidade

Quer saber se quem tem energia solar paga conta de luz? Tire todas as suas dúvidas sobre como fica a conta de energia para quem tem energia solar aqui!

Uma pergunta muito frequente é: quem tem energia solar paga conta de luz?

Se você também está com essa dúvida, a resposta é sim, no entanto, é um valor praticamente irrisório, inclusive você pode pagar até 95% menos.

É muito normal achar que com a instalação de placas fotovoltaicas, nunca mais o consumidor terá que pagar a conta de luz, mas na prática não é bem assim!

Em alguns casos, é possível reduzir em até 95%, dessa forma, ainda é necessário pagar um valor mínimo para a concessionária de energia.

Isso mostra porque é tão vantajoso investir em energia solar, ainda mais com as altas bandeiras tarifárias no nosso país.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre como fica a conta de energia para quem tem energia solar, basta ler o artigo que preparamos para você!

Como o sistema de energia solar funciona?

Para compreender melhor a pergunta sobre quem tem energia solar paga conta de luz, é interessante saber como o sistema de energia fotovoltaica funciona.

Muitas pessoas pensam que basta instalar as placas solares que você já poderá começar a usufruir da energia, mas existe todo um processo até você poder consumir a energia.

Em um primeiro momento, as placas fotovoltaicas captam os raios solares, e como a energia gerada é contínua e utilizamos a corrente elétrica alternada, é necessário fazer a conversão.

Para isso, a energia é direcionada para um inversor solar, que será o responsável por alterar a corrente contínua em alternada, a qual é enviada para a rede elétrica, e você pode utilizá-la.

Além disso, toda energia que é gerada pelo sistema solar, ao ser injetada na rede elétrica, é convertida em créditos, os quais serão abatidos na sua conta de eletricidade.

Mesmo havendo um excedente e você não consumindo toda a energia, ainda é necessário pagar uma taxa mínima.

Quem tem energia solar paga conta de luz?

Provavelmente, você já deve ter entendido sobre quem tem energia solar paga conta de luz, que mesmo que a energia produzida seja maior do que seu consumo, deverá pagar um valor mínimo à concessionária de energia.

Essa taxa é referente aos custos da distribuidora, assim como a tarifa de iluminação das vias públicas.

Para determinar qual será esse valor, vai depender do tipo de alimentação contratada: modelo monofásico ou bifásico a dois condutores, bifásico a três condutores ou trifásico.

Em cada um desses modelos, há um valor correspondente. Por exemplo, se na sua residência o modelo é trifásico, você deverá pagar o equivalente a 100 kWh acrescido da taxa de iluminação pública.

Ao colocar isso no papel, verá que o valor é muito baixo, comparado ao que teria que pagar se não tivesse instalado o sistema solar.

Vale a pena o investimento em sistema de energia solar?

Sem dúvida alguma! E mesmo quem tem energia solar paga conta de luz, isso não significa que não valha a pena, visto que o que você vai pagar é algo até meio simbólico.

Confira outros fatores que mostram os benefícios de instalar um sistema de energia solar:

  • Geração de energia limpa e renovável, o que não agride o meio ambiente;
  • Autoconsumo remoto, onde você pode usar os créditos para abater na conta de energia de outro imóvel, desde que com a mesma titularidade e que faça parte da mesma rede distribuidora;
  • Valorização do imóvel;
  • Retorno do investimento em até 5 anos;
  • Incentivos do governo, como isenção de ICMS;
  • Várias linhas de crédito disponíveis.

Vale destacar que é necessário fazer um estudo detalhado do local para avaliar o nível de incidência de radiação solar, seu consumo médio de energia e definir qual a quantidade de painéis solares.

Recomenda-se solicitar a visita de uma empresa especializada para ter a certeza da viabilidade do projeto!

Publicidade