Início Variedades Comprar carros em leilões vale a pena? Saiba aqui!

Comprar carros em leilões vale a pena? Saiba aqui!

Foto: Pexels/divulgação

 Tem dúvidas se comprar carros em leilões vale a pena? Neste artigo você vai entender se realmente vale a pena investir em carros oferecidos em leilões

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se comprar carros em leilões vale a pena, principalmente pelo fato do estado de conservação, ou achar que o carro de leilão é carro batido, roubado ou até sem a carcaça, e não é bem assim.

Publicidade

Saiba que são carros com alta procura, pois é possível encontrar veículos com até 50% abaixo da tabela Fipe, mas é preciso tomar muito cuidado para evitar prejuízos ou mesmo golpes.

Além de preços atrativos, muitas empresas que revendem autopeças, por exemplo, peças usadas de hilux, conseguem fazer ótimos negócios em leilões.

Para você entender se realmente vale a pena investir em carros oferecidos em leilões, vamos mostrar aqui não apenas as vantagens, mas os cuidados ao comprar carros em leilões.

Carros em leilões: como funciona?

Antes de saber se comprar carros em leilões vale a pena, como funciona um leilão?

Diferentemente da ideia de “bater o martelo” e levar o carro quem dá mais, hoje em dia, muitos leilões são feitos em plataformas online.

Ou seja, todo o processo, desde a negociação até o envio de documentos é realizado na internet.

Quando um carro é leiloado, um valor mínimo é definido. A partir daí, os participantes podem oferecer lances de igual ou maior valor, e quem ofertou o maior valor, leva o carro.

Comprar carros em leilões vale a pena?

Na verdade, há quem diga que  comprar carros em leilões vale a pena, enquanto outros não recomendam de forma alguma.

É claro que você pode encontrar um carro bem novo, que é o caso de automóveis apreendidos por bancos e financeiras por falta de pagamento.

Uma outra situação bem comum é quando seguradoras ou locadoras de veículos resolvem substituir a sua frota, e algumas preferem oferecer seus veículos em leilões.

Nesses casos, você tem a possibilidade de adquirir um carro com até 50% abaixo da tabela Fipe.

Por outro lado, mesmo com preços bem abaixo do mercado, ao comprar um carro que teve passagem por leilão, não tem como saber realmente as condições dele, já que você não pode fazer um test-drive.

Um outro problema enfrentado por quem compra carro de leilão é a dificuldade de revendê-lo mais tarde, e a enorme dificuldade em contratar um seguro.

Portanto, existem prós e contras ao comprar um carro em leilão. Por isso, o cuidado deve ser redobrado, especialmente pelos golpes e fraudes.

Quais os cuidados ao comprar carros em leilões?

Como os carros ficam expostos em pátios das empresas leiloeiras, embora não seja possível ligar o motor, você pode levar um mecânico para verificar a suspensão, se ele foi modificado, sofreu alguma batida…

A dica é verificar, junto ao Detran, se o veículo apresenta alguma pendência, pois multas e impostos atrasados devem ser arcados pelo comprador.

É importante ler o Edital, pois embora automóveis com defeitos podem ser vendidos, as avarias devem ser explicadas, assim como a ocorrência de sinistros.

Portanto, antes de dar um lance, é necessário obter o máximo de informações possível sobre o veículo.

Vale lembrar que, o comprador, além de pendências junto ao Detran, deve pagar:

  • Comissão do leiloeiro, que geralmente é de 5%;
  • Transporte do veículo;
  • Taxas do leilão;
  • Reparos necessários no automóvel.

Considerações finais

Enfim, respondendo à pergunta se comprar carros em leilões vale a pena, você pode encontrar excelentes oportunidades, como carros recuperados por bancos ou proveniente de empresas.

Ou seja, com o histórico devidamente verificado, podem ser opções bem interessantes.O mais importante é checar toda a documentação e fazer uma vistoria antes de participar, pois assim, você minimiza qualquer risco, e mais importante, escolher uma empresa leiloeira confiável.