Início Variedades Como tirar o visto americano? – Aprenda passo a passo!

Como tirar o visto americano? – Aprenda passo a passo!

Foto Pexels
Publicidade

Como tirar o visto americano? O que é necessário fazer para conseguir retirar um visto que permita a entrada em solo norte-americano? Quais são os tipos de vistos disponíveis para quem quer viajar para trabalho? E o visto de estudante EUA, como funciona? Vale a pena tirar um visto para turismo e ir para trabalhar de forma “clandestina”?

Essa última pergunta que mencionamos é, na realidade, a grande realidade da maioria dos brasileiros que viajam até os Estados Unidos da América. A grande maioria dos brasileiros busca a retirada do visto de turismo que dura cerca de 6 meses, mas chegando à terra do Tio Sam arrumam empregos informais.

Com esses empregos informais, seja fazendo cachorro quente, limpando casas ou pintando paredes, brasileiros conseguem faturar mais por mês do que muitas pessoas formadas trabalhando aqui no Brasil. Além disso, o poder de compra da moeda é superior, o que facilita a compra de smartphones, carros e outras coisas que no Brasil custam muito caro.

A verdade é que sempre será uma boa opção viajar até os EUA. Porém, para isso é necessário que toda a sua documentação esteja organizada, evitando assim problemas embaraçosos que podem, inclusive, gerar extradição e impossibilidade de voltar para terras norte-americanas pelo resto de sua vida.

Pensando nisso, neste conteúdo preparamos dicas para ensinar a você como tirar o visto americano. Dessa forma, você aprende a como retirar seu visto, além de outros detalhes como a variedade de vistos disponíveis, quais os valores médios deles, etc. Leia conosco e aprenda em detalhes, vamos lá!

Quais são os vistos para os EUA?

Antes de falar para você o passo a passo de como tirar o visto americano, é preciso que você decida qual o visto que você precisa. Eles são muitos, sendo todos separados por tipo de viagem que você precisa realizar ou situação que está passando se já está em solo norte-americano. Veja abaixo quais são os vistos para os EUA:

  • Tipo B-1 (Negócios);
  • Tipo B-2 (Turismo ou Tratamento Médico);
  • Tipo J-1 (Intercâmbio);
  • Tipo F-1 e Tipo M-1 (Estudantes);
  • Tipo C-1 (Trânsito pelos EUA/Tripulantes);
  • Tipos I, P e R (Categorias Especiais);
  • Tipo H-1B e Tipo O (Especialistas);
  • Tipo L-1 (para executivos, gerentes e pessoas com conhecimento especializado, transferidas para uma filial, subsidiária, afiliada ou matriz nos Estados Unidos);
  • Tipos A-1 e A-2 (para diplomatas ou oficiais de governos estrangeiros);
  • Tipos G (exclusivamente para funcionários de organização internacional em missão oficial);
  • Tipos H-2A e H-2B (para trabalhadores agricultores temporários e trabalhadores temporários);
  • Tipos U-1, U-2 e U-3 (para estrangeiros que foram vítimas de crimes em solo americano);
  • Tipos T-1, T-2 e T-3 (para estrangeiros que foram vítimas do crime de tráfico humano);
  • Tipo E (para comerciantes e investidores);
  • Tipo Q (para participantes de programas de intercâmbio cultural junto a instituições americanas).

E quanto custa um visto desses acima?

Outro detalhe que gera dúvida em muitas pessoas é sobre os valores cobrados pelos vistos. Os vistos são gerados e devem ser pagos em dólares, moeda norte-americana. Isso quer dizer que o valor em real nunca será exato, visto que a variação da moeda é sempre constante em relação a nossa moeda nacional.

Por exemplo, neste momento o dólar está em R$4,70, mas cerca de 4 meses atrás esteve quase um real mais caro. Porém, podemos estipular o valor dos vistos em dólares mesmo. Então, saiba que se deseja viajar aos EUA, irá precisar de um daqueles vistos acima mencionados, sendo que eles podem variar de valor a depender do tipo, geralmente entre 160 e 420 dólares.

Pode parecer um valor alto, mas temos certeza de que você não vai querer passar perrengue sem eles em solo exterior.

Como tirar o visto americano?

E como tirar o visto americano? Chegamos então ao tópico principal do conteúdo, onde ensinamos a você em detalhes sobre como tirar seu visto norte-americano. É de suma importância que você saiba esse processo, visto que não é possível viajar até os EUA sem esse documento obrigatório.

Além disso, se você tirou seu visto, está nos EUA e ele já venceu, trate de regularizá-lo o quanto antes, pois você pode ser extraditado e proibido de voltar para os EUA. Enfim, abaixo deixamos um pequeno passo a passo de como tirar o visto americano, siga a fio e tire o seu. Leia:

  • Preencha um formulário digital do consulado solicitando o seu visto;
  • Em seguida, pague a taxa necessária para análise e possível aprovação de seu visto, sendo o preço mais em conta de 160 dólares para o visto de turista;
  • Logo após, faça seu agendamento de visita a algum dos consulados e embaixadas norte-americanas no Brasil, sendo presentes em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre;
  • Compareça a entrevista na data agendada e aguarde o resultado;
  • Caso seja positivo, vá novamente até o consulado para retirar o seu visto já pronto. Até a próxima!
Publicidade