Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba é selecionada para o Laboratório Cidades Circulares 2.0

Pindamonhangaba é selecionada para o Laboratório Cidades Circulares 2.0

Foto: Saulo Fernandes/@imagens.comdrone
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, em acordo com a organização sem fins lucrativos ICLEI, anuncia o projeto Cidades Circulares 2.0. Pindamonhangaba foi a única cidade do Brasil selecionada.

O projeto visa testar a ferramenta online, e permite que o município selecionado identifique e priorize oportunidades circulares para o seu território, com base em dados socioeconômicos e recursos disponíveis.

A Plataforma de Desenvolvimento Circular vai auxiliar municípios na transição dos sistemas lineares tradicionais para sistemas mais sustentáveis e tem como objetivo impulsionar uma agenda imediata com ações efetivas nessa transição.

A iniciativa será realizada em conjunto com a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com foco na redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e na consolidação das soluções baseadas na natureza (SBN) nos espaços urbanos.

O ICLEI América do Sul, em conjunto também com a sociedade civil e setor privado, buscará promover ações de advocacia, cooperação técnica, capacitações, desenvolvimento de ferramentas e planos de ação para melhorar a qualidade de vida e a governança na cidade em médio e longo prazo.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, “as cidades podem ser vistas como organismos vivos que, para funcionar, precisam de recursos e de bens como energia, matérias-primas, água e comida. A iniciativa de desenvolver Pinda como uma cidade circular vem com a propositura de gerir os recursos humanos e materiais de uma forma eficiente”.

Publicidade