Início Pindamonhangaba Pinda promove evento de orientação sobre saúde bucal no sábado

Pinda promove evento de orientação sobre saúde bucal no sábado

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação
Publicidade

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está promovendo diversas ações em comemoração à Semana Mundial de Saúde Bucal. Veja a programação.

Neste sábado (19), das 8h30 às 12h30, na Praça Monsenhor Marcondes, haverá dicas de higienização bucal com alunos da UniFunvic, além de detecção de sensibilidade nos dentes com dentista da Prefeitura, que fará atendimento no ônibus da saúde.

Praça Monsenhor Marcondes, Pindamonhangaba-SP (Foto: Saulo Fernandes @imagens.comdrone)

A assessora de Saúde Bucal de Pindamonhangaba, Thaylla Lopes, explicou que o trabalho do dentista será a detecção de sensibilidade, porém caso avalie a necessidade de tratamento nos dentes das pessoas, fará o encaminhamento para as unidades de saúde dos bairros.

Foto: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/divulgação

Ela disse que também haverá entrega de kits com escova e creme dental, por meio de parceria com a Sensodine.
Outra ação que acontece durante a semana são as palestras e entrega de kits de saúde bucal nas escolas do município. Na sexta-feira (18), haverá palestra na escola João Kolenda, no Bem Viver, às 14 horas. “Foram selecionadas quatro unidades do município para a realização das palestras de orientação. Ribeirão Grande, Bom Sucesso, Bairro das Campinas e Bem Viver. Os alunos têm se demonstrado participativos e interessados pelo tema”, explicou Thaylla.

Segundo ela, entre alunos das quatro escolas, a Prefeitura deverá contabilizar a entrega de 1.230 kits de saúde bucal.

Dia Mundial da Saúde Bucal – Dia 20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.
Porém, algumas doenças bucais têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e após as principais refeições impede a formação de placa bacteriana que podem causar gengivite e cárie, por exemplo. Utilizar o fio dental todos os dias e creme dental com flúor ajuda a ter uma boa saúde bucal.

“Consultar sempre um dentista é fundamental, pois o profissional, além de fazer uma análise de toda a saúde bucal, irá detectar possíveis doenças sistêmicas que tenham manifestações bucais fazendo esse diagnóstico e dando andamento ao tratamento. Além disso uma conversa com ênfase na prevenção e higienização para o controle das doenças bucais especialmente a cárie, gengivite e má oclusão, orientação aos pais quanto há hábitos nocivos que podem interferir no crescimento dos maxilares por exemplo o uso da chupeta, sucção de dedo, onicofagia”, completou Thaylla.

Outro aspecto importante é alertar os pais sobre a respiração bucal que podem provocar uma atresia maxilar. Agradeço todos os profissionais, cirurgiões dentistas, que participam diretamente dessas ações e estão diariamente empenhados para o bem estar da nossa população.

Publicidade