Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos entrega 10 leitos de UTI no...

Prefeitura de São José dos Campos entrega 10 leitos de UTI no Hospital de Clínicas Sul

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

Foi entregue nesta quinta-feira (17) uma nova ala de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com 10 leitos no Hospital de Clínicas Sul, na região sul de São José dos Campos. A unidade não contava com unidades de tratamento intensivo e agora terá um acolhimento ainda melhor aos pacientes.

A construção do novo espaço comprova o compromisso que a atual Administração tem em ampliar o atendimento na área da saúde à população e aconteceu mesmo em meio à pandemia. De acordo com o coordenador administrativo do Hospital de Clínicas Sul, Cristian Rodrigues, foi um desafio construir a nova ala em meio aos atendimentos por covid-19 na unidade.

“Não podíamos parar os atendimentos. Tivemos que adequar os nossos fluxos, nossas equipes, reorganizar a unidade para continuar atendendo a população e dar sequência na obra. Ver a UTI montada, funcional e pronta para receber os pacientes é muito gratificante. Esperamos que seja o início de outros projetos de reformas estruturais no hospital”, diz.

Agora, a nova ala irá atender os próprios pacientes da unidade, que antes precisavam ser transferidos para o Hospital Municipal, por exemplo, com disponibilidade também para receber munícipes transferidos das UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento).

Segundo o coordenador da UTI, José Maurício Santos Cruz, o novo espaço oferece uma medicina de qualidade. “Principalmente para pacientes críticos. É um lugar onde realmente faz a diferença na entrega final do resultado para o paciente. A terapia intensiva hoje é uma ilha de excelência em grandes hospitais, oferece um suporte adequado e aumenta a sobrevida dos doentes”, afirma.

Ao todo, foram investidos R$ 1,15 milhão na obra e R$ 1,8 milhão em equipamentos, com a contratação de 52 funcionários entre enfermeiros, técnicos, equipe multiprofissional (fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta) e equipe de apoio administrativo.

Os custos da unidade foram uma contrapartida exigida pela Prefeitura à Humanitas, faculdade de ciências médicas de São José dos Campos. O local ainda servirá de estágios e estudos para os estudantes da instituição.

Publicidade