Início São José dos Campos VLP já transportou quase 8 mil passageiros em operação piloto em São...

VLP já transportou quase 8 mil passageiros em operação piloto em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A operação piloto dos VLPs (Veículo Leve sobre Pneus), 100% elétricos e não poluentes, transportou quase 8 mil passageiros desde o início das viagens-teste entre a região sul e o centro de São José, iniciadas em 28 de dezembro de 2021.

Somente no mês de fevereiro, os veículos rodaram 3.641 quilômetros em 204 viagens e transportaram 4.041 usuários do transporte público, um aumento de 18% em relação ao mês anterior, o que revela o interesse crescente dos usuários do transporte coletivo pelo novo modal.

As viagens foram realizadas nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não houve cobrança de passagem.

As estudantes Geovanna, Manuela e Luiza embarcaram juntas no VLP nesta quinta-feira (10) pela primeira vez. Elas fizeram o trajeto Anhanguera/Terminal Central. O designer, o tamanho, o ar condicionado e funcionalidades como o USB conquistaram as jovens.

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde, corredor sustentável que irá ligar a região sul ao terminal central.

A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas. Os veículos são carregados na estação de carregamento do Terminal sul 1, no Campo dos Alemães.

Trajeto

Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José. Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera. No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Publicidade