Início Aparecida Por que a Adoração ao Santíssimo acontece nas quintas-feiras?

Por que a Adoração ao Santíssimo acontece nas quintas-feiras?

Foto: Victor Hugo Barros

É uma tradição da Igreja Católica reservar a quinta-feira para realizar a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Mas por que essa celebração acontece nas quintas-feiras?

Publicidade

O Padre Diego, Prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida, contou em entrevista ao Portal A12, os motivos da quinta-feira ser escolhida para a Adoração ao Santíssimo.

“A quinta-feira tradicionalmente nos recorda a centralidade da Eucaristia no mistério da salvação e está ligada à Quinta-Feira Santa, quando a Igreja faz a memória da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia, recordando a última ceia de Jesus. Quando Ele, reunido com seus apóstolos, reparte o pão e distribui também o vinho, e proclama: Isto é o meu Corpo, isto é meu Sangue, que são sinais de uma nova e eterna aliança”, explicou.

Corpus Christi vem do latim e sua tradução significa “Corpo de Cristo”. Esta data acontece sempre 60 dias após a Páscoa, e é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira, também lembrando a data da última Ceia realizada por Cristo.

“Então, todas as quintas-feiras, de modo muito especial, nós recordamos este momento da instituição da Sagrada Eucaristia, um memorial da presença perpétua, verdadeira e sacramental de Jesus na vida da Igreja e da comunidade”, contou.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2096, “A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso”. Por este motivo, é importante que todo cristão católico participe de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Por isso todos nós, todos os dias somos convidados à Adoração de Jesus Sacramentado, mas sobre tudo nas quintas-feiras, este dia tão especial e tão particular em que recordamos a centralidade do mistério eucarístico na vida da igreja”, ressaltou.

Na Eucaristia está Jesus Cristo, de Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Adorar a Deus não é somente um ato de amor, mas sim uma necessidade de aproximação de Deus.

“A Eucaristia é a presença real, é Jesus que se entrega por inteiro a nós. Seu Corpo, seu Sangue, sua Alma e Divindade. Estar com Jesus é estar na presença deste amigo que tanto nos ama, essa presença tão amorosa de Jesus na nossa vida. Por isso, é importante participar da Adoração. Assim como nós gostamos de estar com aquelas pessoas que nós amamos, do mesmo modo, nós gostamos e queremos estar na presença de Jesus”, finalizou.

Fonte: A12.com