Na manhã da última quarta-feira (9), a Prefeitura de Pindamonhangaba reuniu o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, a escriturária do museu, Rosana Silva, a gestora do museu, Maria Helena, e o historiador, Matheus Baltazar, representando a empresa ganhadora da licitação, Triângulo Multiprojetos.
Esta reunião fez parte do início dos trabalhos referentes à recatalogação do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina com mais de 9 mil itens.
Na reunião, Baltazar esclareceu os processos necessários para a recatalogação do acervo, além do plano museológico, projeto pedagógico e definição de funcionalidade do museu. Segundo ele, com esses pontos definidos, o museu consegue entregar uma melhor experiência para os visitantes, pois abre diversas possibilidades de atividades culturais e pedagógicas para o local.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “a recatalogação é necessária para que se tenha um controle ainda maior sobre os itens disponíveis, ou que venham a ser adquiridos pelo museu, tornando mais prático qualquer processo burocrático que venha a ser feito”.
Ele explicou que “com a conclusão destes processos, o museu será mais funcional e entregará uma experiência diferenciada para a população e para os turistas. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano”, finalizou o secretário.