Início São José dos Campos São José dos Campos recebe representantes da International Space University

São José dos Campos recebe representantes da International Space University

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Dois representantes da ISU (International Space University) realizam nesta semana uma visita técnica em São José dos Campos que concorre para sediar o curso itinerante SSP (Space Studies Program) em 2023.

O SSP é considerado mundialmente como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado cerca de 4.000 profissionais de mais de 100 países. O evento tem duração de 9 semanas com várias atividades na cidade sede.

O diretor da ISU, Kenol Jules (EUA), e o gerente do Programa SSP, Arif Goktug Karacalioglu (Turquia), visitaram nesta quinta-feira (10) as instalações do Parque Tecnológico, Ipplan e também conheceram o CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

Eles foram recebidos por cinco secretários municipais, em áreas relacionadas ao apoio estratégico e logístico para a realização do evento.

“Fiquei com a certeza que São José dos Campos é um lugar bastante seguro e os participantes do Programa SSP estarão seguros. Já vi algumas centrais de segurança parecidas com este no Japão e na Ásia”, disse Kenol Jules sobre o CSI. 

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O programa prevê que a cidade receba, durante as 9 semanas que sediará o evento, cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes e profissionais ligados aos estudos espaciais.

Os representantes da ISU também conheceram nesta semana as instalações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que submeteram conjuntamente com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023.

Kenol Jules e Arif Goktug  também visitaram parte da rede hoteleira de São José e atrativos turísticos da cidade.

“Essa visita técnica é importante para que a ISU conheça as potencialidades de nossa cidade e instituições para acolher esse importante programa do setor espacial”, afirmou a diretora- substituta do INPE, Mônica Rocha.

Mônica é ex-aluna do Programa SSP na edição de 2010, na cidade de Strasbourg, na França.

Caso confirmada pela ISU, São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil e a segunda da América Latina a sediar o SSP.

Vitrine internacional

Além do propósito acadêmico, o SSP representa uma vitrine internacional. Instituições e empresas que atuam na área espacial podem mostrar suas capacidades, fortalecerem contatos e firmarem acordos comerciais e cooperações internacionais.

Ainda, durante o período do programa, transitarão pela cidade astronautas e personalidades ilustres do setor que participarão de eventos abertos ao público em geral – painel de astronautas, palestras, competição de robôs, competição de lançamento de foguetes – e outras atividades voltadas para a popularização da ciência e das atividades espaciais.

Estudos Espaciais

O programa teve início em 1987 no MIT (Massachusetts Institute of Technology – Cambridge, EUA) e desde então vem acontecendo anualmente em diferentes cidades, tais como Strasbourg e Toulouse (França), Toronto e Vancouver (Canadá), Bremen (Alemanha), Adelaide (Austrália), Barcelona (Espanha), Haifa (Israel), Delft (Holanda), Kitakyushu (Japão), Huston, Cleveland, Califórnia e Florida (EUA), entre outras.

Na América Latina, apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, sediou uma edição do SSP, em 2000.

Publicidade