Início São José dos Campos São José dos Campos tem saldo positivo de empregos em janeiro

São José dos Campos tem saldo positivo de empregos em janeiro

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Em janeiro São José dos Campos voltou a registrar saldo positivo na geração de empregos formais, com 425 vagas, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No últimos 12 meses, o município teve saldo positivo de 8.771 empregos com carteira assinada entre fevereiro de 2021 a janeiro de 2022.

De acordo com técnicos da Prefeitura, a expectativa é que São José volte a registrar desempenho positivo de empregos neste ano, consolidando a recuperação econômica da cidade, que começou já durante o período mais agudo da pandemia.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Setores

Em janeiro, o setor de serviços registrou saldo positivo de 803 vagas de emprego, seguido pela indústria, com 84, e construção civil, com 34.

O comércio, no entanto, teve saldo negativo de 496 vagas em razão da dispensa de trabalhadores temporários contratados para o período do final do ano.

A criação de empregos com carteira assinada em São José nos últimos anos vem sendo puxada principalmente pelos setores de serviços e comércio.

Qualificação

Com vistas à capacitação para o mercado de trabalho, a Prefeitura investe em qualificação da mão de obra, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores. No ano passado, foram oferecidas cerca de 25 mil vagas em cursos gratuitos para a população.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos são gratuitos e ministrados na modalidade presencial ou a distância.

Publicidade