Início Taubaté Via Vale recebe carros do Campeonato Rally Clássico São Paulo neste sábado

Via Vale recebe carros do Campeonato Rally Clássico São Paulo neste sábado

Mais de 80 carros participarão do encontro, no estacionamento do shopping

O Via Vale é o ponto de chegada de mais de 80 carros inscritos no Campeonato Rally Clássico São Paulo, com prova de rally de regularidade para carros antigos e colecionáveis, com sua primeira etapa do ano, neste sábado 19 de fevereiro. A largada da prova acontece em frente ao Theatro Municipal em São Paulo e percorre 250 km com chegada e premiação em Taubaté, no estacionamento do Via Vale Garden Shopping.

Publicidade

Segundo os organizadores, o rally será totalmente disputado em asfalto, por estradas charmosas do Vale do Paraíba e tem supervisão da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo. O evento não exige experiência tão pouco conhecimento sobre o assunto, basta um piloto e um navegador com um carro antigo com mais de 30 anos ou um colecionável se o ano de fabricação for posterior a 1992. Muitos dos participantes são casais ou pais e filhos que aproveitam a oportunidade para colocar o xodó da garagem na estrada em um clima de competição amigável. Para ser piloto basta ser motorista habilitado e a idade mínima para o navegador é de apenas 12 anos. Durante a prova todas as leis de trânsito são respeitadas.

O que é rally de regularidade?

O Rally de Regularidade é uma prova automobilística na categoria R.A.I.D. (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido) e que tem como objetivo desenvolver a capacidade de Piloto e Navegador em manter médias horárias pré-estabelecidas e seguir o roteiro até o destino final da prova. Mesmo sendo uma competição com a participação de vários veículos não há disputa direta de posições entre os competidores. A largada ocorre de 1 em 1 minuto e não ocorrem ultrapassagens durante a prova pois todas as equipes devem manter a mesma velocidade. As equipes competem contra sua própria capacidade de manter as médias horárias e o caminho correto.

A navegação é simples e não exige técnica especializada. A organização fornece planilhas no formato clássico, em papel, e em formato eletrônico compatível com dispositivos Android. O uso de dispositivos Android facilita bastante a navegação tornando muito semelhante a seguir as orientações de um aplicativo de GPS. A cronometragem dos veículos é feita por rastreadores via satélite. E ao final da prova a dupla que se mantiver mais próxima das médias estabelecidas pela organização será a campeã. Serão premiados do 1° ao 5° colocado de cada categoria.

O Grid de participantes será dividido nas seguintes categorias:

– Históricos – Veículos fabricados até 69

– Super Colecionáveis – Veículos fabricados de 1970 à 1980

– Clássicos – Veículos Fabricados de 1981 à 1992

– Futuros Clássicos – Veículos Fabricados de 1993 em diante

Também teremos a premiação do Campeão Geral de cada etapa. O mesmo será

aquele que tiver a melhor pontuação entre todos os participantes, independente

da categoria.

Serviço:
Chegada do Campeonato Rally Clássico São Paulo

Local: Estacionamento do Via Vale Garden Shopping

Horário do Evento: das 13h30 às 17h

Contato para a Imprensa/Shopping: (12) 99669-4614

Contato do organizador: Pedro Cândido (11) 99368-7165

Horário de Funcionamento do Shopping:

Lojas e Quiosques – Segunda a sábado, das 10h às 22h / Domingo e Feriado – 13h às 20h Praça de Alimentação – Todos os dias, das 11h às 22h