As inscrições para o 15° Festival de Marchinhas Carnavalescas de Pindamonhangaba estão abertas a partir desta sexta-feira, dia 10 de dezembro, e seguem até o dia 24 de janeiro de 2022. Devido à pandemia do covid-19, o Festival está previsto para ser realizado em plataformas virtuais da Prefeitura Municipal.
Entretanto, caso o estágio da pandemia próximo ao Festival seja favorável, a Comissão Organizadora poderá optar pela forma presencial do Festival, ocorrendo em uma nova data a ser definida e divulgada. As inscrições devem ser feitas por meio do link https://forms.gle/ozU5fhzukCA6zzeSA. O Edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Pindamonhangaba.
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, busca resgatar e divulgar a tradição das marchinhas de carnaval e incentivar a criatividade dos compositores populares de todo o país. Nesta edição o Festival leva o nome de Roberto de Castro Rossi, pindamonhangabense, reconhecido no meio cultural por seu trabalho e empenho realizado ao longo de anos em escolas de samba de Pindamonhangaba. A diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, destaca a tradição do evento. “O Festival de Marchinhas se tornou tradição em nosso município. Muito esperado por todos, o Festival reúne grandes compositores e intérpretes de nossa região, além de toda uma torcida formada por grupos de familiares e amigos que tanto trazem alegria ao evento.”
No total, serão 20 marchinhas selecionadas para apresentação entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2022. A premiação será no dia 20 e contempla troféu e valor em dinheiro para os três primeiros colocados.
Poderão participar compositores da Região Administrativa de São José dos Campos (39 cidades). Não há um limite para o número de inscrições de Marchinhas por participante, individual ou em parceria, mas apenas uma composição será selecionada. Cada Marchinha poderá ter até 4 intérpretes. A proposta poderá ser gravada com dispositivos móveis, como celulares, câmeras fotográficas ou câmeras de vídeo, utilizando recursos de edição ou não.