Início Pindamonhangaba Cetesb autoriza e Prefeitura implantará travessia sobre curso d’água no Ribeirão Grande...

Cetesb autoriza e Prefeitura implantará travessia sobre curso d’água no Ribeirão Grande em Pinda

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

Uma boa notícia para os moradores do Ribeirão Grande foi confirmada pela Prefeitura de Pindamonhangaba. A Cetesb encaminhou nesta terça-feira (7) a autorização para intervenção do município no córrego da Estrada Municipal do Ferraz, onde será implantada a travessia através do lançamento de aduelas.

Atualmente, a travessia é feita sob o curso d’água trazendo muitos transtornos aos munícipes que circulam pela região. A Prefeitura apresentou o projeto e há tempos vem aguardando as autorizações dos órgãos ambientais. Em julho, o DAEE emitiu a outorga administrativa para que a prefeitura realize as interferências em recursos hídricos superficiais.

Foto: Divulgação/PMP

Com a autorização da Cetesb, a Prefeitura terá condições de dar início à intervenção que será realizada em 88m² de área de preservação permanente. No local, serão iniciados os serviços de preparação do berço do leito do rio para posteriormente ser executado o lançamento de 12 aduelas.

Todo o licenciamento para que essa obra aconteça foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Estamos acompanhando e assessorando desde o início todo o trâmite junto aos órgãos para que Pindamonhangaba sempre faça suas ações dentro da legalidade ambiental”, frisou a secretária Maria Eduarda San Martin.

Os serviços serão realizados pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos e irão atender uma antiga demanda da comunidade do Ribeirão Grande. “Com as fortes chuvas, frequentemente as águas desse córrego acabam invadindo os acessos próximos e isso traz prejuízo à passagem dos veículos. Nesta semana mesmo, nossa equipe está no local realizando ações para minimizar o impacto de ações como essa”, explicou o diretor de Agricultura e responsável pelo Setor Rural, Thiago Gonçalves.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, a ação será muito importante para a região. “O Ribeirão Grande vem recebendo muita atenção da nossa gestão e essa demanda estava pendente em virtude dessas autorizações ambientais. Fizemos o projeto, adquirimos todo o material e agora nossa equipe tem condições de começar o trabalho”, afirmou o prefeito.

Publicidade