Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba realiza testes de tuberculose em pacientes com sintomas gripais

Pindamonhangaba realiza testes de tuberculose em pacientes com sintomas gripais

Foto ilustrativa: divulgação PMP
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba informou que a partir desta quinta-feira, 02 de dezembro, todos os pacientes que procurarem a UPA do Araretama, UPA de Moreira César e o CTC Cidade Nova com sintomas gripais também poderão fazer o teste para tuberculose. Isso porque, em alguns casos, a tosse contínua pode ser um sintoma de tuberculose e não de quadro gripal ou Covid-19.

Esses testes são feitos através da coleta de escarro, enviados ao laboratório e, assim que o resultado sair, os responsáveis entram em contato com o paciente que realizou o exame.

“Essa medida é necessária como ação preventiva e tratamento precoce nos pacientes diagnosticados com tuberculose, proporcionando assim melhor qualidade ao serviço prestado à população”, disse a diretora de Atenção Básica, Luciana dos Santos Cruz.

Tuberculose
A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.

A doença tem como principais sintomas emagrecimento acentuado, tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, falta de apetite, palidez e rouquidão.

O tratamento, que pode durar seis meses ou um ano, é feito à base de antibióticos. Uma das dificuldades no combate à tuberculose é a falta de adesão ao tratamento – por ser longo e apresentar resultados rápidos, alguns pacientes o abandonam – o que acaba por provocar o desenvolvimento de uma forma da doença resistente aos medicamentos, conhecida como tuberculose multirresistente. Este tipo de tuberculose tem crescido mundialmente.

Publicidade