O tempo muda no fim de semana, com o avanço de uma nova e forte frente fria.
Depois de um mês de outubro e começo de novembro com temperaturas baixas para os padrões do período, voltou a esquentar em São Paulo desde o fim de semana.
Na segunda-feira, 15 de novembro, a máxima já alcançou os 28,5°C na cidade de São Paulo, segundo dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nesta quarta, 17 de novembro, a temperatura sobe ainda mais, ficando próxima dos 30°C.
Além da Grande SP, as temperaturas também estão elevadas no litoral e interior do estado. No interior, as máximas ficaram entre 30 a 34°C na última segunda de feriado (15).
Além das temperaturas altas, o ar voltou a secar. Os índices de umidade relativa ficaram abaixo de 30% na Grande SP e em praticamente todo interior paulista.
Efeitos ruins do ar seco
A tendência é que terça e quarta sejam dias quentes e secos na maior parte do estado de São Paulo e com muito sol. Até chove na quarta em cidades do sul e oeste do estado, mas de forma bem isolada e sem volumes significativos. O tempo começa a mudar de forma mais expressiva na quinta-feira, com a aproximação de uma nova frente fria.
Mudanças no tempo
Na quinta-feira uma frente fria se aproxima de São Paulo e já deixa a atmosfera mais instável, por isso as condições para chuva aumentam e já pode chover com forte intensidade por amplas áreas do estado, inclusive sobre a capital entre a tarde e a noite. A quinta-feira ainda será abafada, mas com mais nebulosidade e com o retorno da chuva.
Na sexta, 19 de novembro, com o avanço da frente fria, os ventos mudam de direção e a temperatura cai em várias áreas do estado. O predomínio será de céu nublado e com chuva que acumula grandes volumes, principalmente no começo do dia.
Ao longo da sexta-feira, a chuva perde intensidade e, no fim de semana, já para de chover em grande parte das áreas paulistas. No entanto, o que vai chamar a atenção é o frio. As temperaturas vão permanecer baixas tanto no sábado, quanto no domingo.
Veja como ficam as temperaturas na capital paulista nos próximos dias
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.