Início Pindamonhangaba Centro de Tratamento Covid-19 realiza cuidado integral e inédito para população no...

Centro de Tratamento Covid-19 realiza cuidado integral e inédito para população no Cidade Nova em Pinda

Foto: Divulgação/PMP
Publicidade

Criado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, o Centro de Tratamento Covid-19 (CTC) realiza consultas de reabilitação pós-covid em atendimento inédito realizado pela rede pública. As atividades tiveram início no ultimo dia 9 de setembro e contam com profissionais especializados para atender pacientes com sequelas do Covid garantindo um cuidado integral.

O CTC funciona nas instalações da UPA Cidade Nova de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e conta com psicólogo, fisioterapeuta, pneumologista e cardiologista. Após ser avaliado pelo médico, o paciente é encaminhado para o acompanhamento necessário.

A secretária de Saúde, Ana Cláudia Macedo, reforça a necessidade de se fazer a reabilitação dos pacientes de forma mais completa após a alta do tratamento. “O Centro de Tratamento Covid foi pensado para que a gente pudesse dar qualidade aos pacientes não só no atendimento prévio da covid mas como também no pós covid. Ali a gente faz um acompanhamento de até seis meses visando dar mais agilidade a esse tratamento e também posteriormente liberar o paciente para as unidades básicas de saúde. Ou seja, tanto os pacientes que saem das internações quantos os pacientes que tiveram covid nos últimos seis meses e necessitam de um acompanhamento são atendidos no CTC”, afirma a secretária.

O paciente Gilberto Nunes da Silva (68), morador do bairro Ypê 2, iniciou o tratamento há um mês no CTC. Ele faz consultas com fisioterapeuta e psicólogo duas vezes por semana, alternando entre o período da manhã e da tarde. “As consultas no fisioterapeuta diminuíram muito o inchaço na minha perna esquerda facilitando minha locomoção. Agora já consigo me movimentar com mais facilidade. As feridas que surgiram quando fiquei internado também melhoraram bastante. Mas não foi só a parte física que senti melhora, com as consultas no psicólogo estou me sentindo mais calmo, já que eles me escutam e passam tranquilidade”, relatou Gilberto.

Além dos atendimentos de reabilitação pós covid, o local conta com Pronto Atendimento para pacientes com síndrome gripal (gripário) e internação Covid-19 (20 leitos de enfermaria e cinco de suporte ventilatório pulmonar SVP). O gripário funciona todos os dias (segunda a segunda) das 7 às 19 horas na detecção dos casos de covid e tratamento imediato para os pacientes com sintomas gripais.

O CTC fica localizado na Avenida Princesa do Norte, 380, bairro Cidade Nova. O telefone de contato é 3550-8934.

Publicidade