Início São José dos Campos São José dos Campos tem saldo positivo de quase 1.000 empregos em...

São José dos Campos tem saldo positivo de quase 1.000 empregos em julho

Foto: Adenir Britto/PMSJC

Mesmo ainda sob os efeitos da pandemia, São José dos Campos voltou a registrar números positivos de empregos com carteira assinada e fechou o mês de julho com 966 vagas.

Publicidade

Nos últimos 12 meses, a cidade alcançou um saldo de contratações de 8.232 postos de trabalho, considerando a diferença entre admissões e desligamentos no período.

Point com Desconto Especial
Compre sua Point Pro 2. Reposição de Bobina e Frete Grátis

Esse é o sétimo mês seguido de saldo positivo, demonstrando o crescimento contínuo de empregos na cidade. Levando-se em conta apenas os primeiros sete meses de 2021, o acumulado no emprego formal na cidade é de 4.483 postos de trabalho.

Os dados fazem parte das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada. O estoque de empregos formais no país é a quantidade total de vínculos celetistas ativos.

Em todo o Brasil, o salário médio de admissão caiu 1,25% na comparação com o mês anterior, situando-se em R$ 1.801,99, de acordo com os dados divulgados nesta quinta.

Setores

Outra boa notícia é que os principais setores da economia registraram saldo positivo de empregos em São José no mês de julho.

O setor de serviços puxou o resultado positivo com 3.452 admissões, seguido pelo comércio, com 1.631. O setor de construção civil e a indústria registraram 615 e 563 admissões, respectivamente, em julho.

Qualificação

Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

O Programa Qualifica São José gerou, apenas no primeiro semestre deste ano, um número maior de vagas do que todo o ano de 2020.

O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.

Nos seis primeiros meses deste ano, o Qualifica São José abriu 19.570 vagas contra 15.040 em 2020. A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).

Foram ofertados pela prefeitura no primeiro semestre um total de 107 cursos.