Mesmo ainda sob os efeitos da pandemia, São José dos Campos voltou a registrar números positivos de empregos com carteira assinada e fechou o mês de julho com 966 vagas.
Nos últimos 12 meses, a cidade alcançou um saldo de contratações de 8.232 postos de trabalho, considerando a diferença entre admissões e desligamentos no período.
Esse é o sétimo mês seguido de saldo positivo, demonstrando o crescimento contínuo de empregos na cidade. Levando-se em conta apenas os primeiros sete meses de 2021, o acumulado no emprego formal na cidade é de 4.483 postos de trabalho.
Os dados fazem parte das Estatísticas Mensais do Emprego Formal, do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Segundo a metodologia do Novo Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada. O estoque de empregos formais no país é a quantidade total de vínculos celetistas ativos.
Em todo o Brasil, o salário médio de admissão caiu 1,25% na comparação com o mês anterior, situando-se em R$ 1.801,99, de acordo com os dados divulgados nesta quinta.
Setores
Outra boa notícia é que os principais setores da economia registraram saldo positivo de empregos em São José no mês de julho.
O setor de serviços puxou o resultado positivo com 3.452 admissões, seguido pelo comércio, com 1.631. O setor de construção civil e a indústria registraram 615 e 563 admissões, respectivamente, em julho.
Qualificação
Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.
O Programa Qualifica São José gerou, apenas no primeiro semestre deste ano, um número maior de vagas do que todo o ano de 2020.
O resultado é um esforço da Prefeitura para capacitação e qualificação de trabalhadores para a retomada da economia no período pós-pandemia.
Nos seis primeiros meses deste ano, o Qualifica São José abriu 19.570 vagas contra 15.040 em 2020. A ampliação das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino à Distância).
Foram ofertados pela prefeitura no primeiro semestre um total de 107 cursos.