Início Pindamonhangaba Eventos comemorativos marcam 316 anos de Pindamonhangaba

Eventos comemorativos marcam 316 anos de Pindamonhangaba

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

Pindamonhangaba comemorou 316 anos de emancipação político-administrativa no dia 10 de julho, com a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras e inauguração do restauro e readequação da casa do engenheiro, para abrigar a Estação Arte Encanto. A missa solene de aniversário de Pindamonhangaba foi realizada às 18 horas, no Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso – igreja Matriz.

Além dos eventos presenciais, foram realizadas apresentações de vídeos no facebook da Prefeitura, sendo dois da Corporação Musical Euterpe com os hinos nacional e de Pindamonhangaba, logo no início do dia; um vídeo oficial de aniversário ao meio-dia; e o tradicional show de aniversário que, devido à pandemia não pôde ser realizado presencialmente e por isso foi gravado sem público na Fazenda Nova Gokula e transmitido às 18 horas.

Hasteamento das bandeiras

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O tradicional hasteamento das bandeiras foi realizado no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, às 8 horas, com a presença de autoridades municipais. O prefeito Dr. Isael Domingues realizou o hasteamento do pavilhão nacional, o vice-prefeito Ricardo Piorino hasteou a bandeira de Pindamonhangaba e o presidente da Câmara, José Carlos Gomes “Cal”, hasteou a bandeira do Estado de São Paulo. Devido à pandemia, a Corporação Musical Euterpe participou remotamente, por meio de envio de vídeos dos hinos nacional e do município, transmitidos no facebook da Prefeitura. Vídeo

Inauguração Estação Arte Encanto

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

A entrega oficial da Casa do Engenheiro – Estação Arte Encanto contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito Isael Domingues; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Claudia Vieira Domingues; vice-prefeito Ricardo Piorino; presidente da Câmara José Carlos Gomes “Cal”; secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco; vice-presidente de operações da Novelis, Roberta Soares; diretora executiva da Formarte, Rosana de Lélis; presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães; além de secretários, secretários adjuntos, diretores, assessores, vereadores, entre outras autoridades. O deputado estadual André do Prado e o deputado federal Marcio Alvino prestigiaram a solenidade. Vídeo

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

O imóvel inaugurado é tombado pelo Condephaat e foi restaurado sem custos para os cofres públicos. As obras foram realizadas pela empresa Araki e o trabalho coordenado pela Formarte, empresa especializada na realização de restauros de bens tombados e captação de recursos junto a iniciativa federal. Todo o projeto foi aprovado nos órgãos estadual e municipal, bem como aprovado no Ministério do Turismo para a busca de recursos junto à Lei Rouanet. O custo total da obra foi de R$1,3 milhão, viabilizado através de participação das empresas MRS Logística e Novelis.

Com o trabalho concluído, o imóvel tem sua originalidade preservada, resgatando assim um patrimônio histórico do município com cerca de 120 anos de história que, no passado, abrigou a residência oficial do chefe da Estação Ferroviária. Inclusive, o último chefe da estação a morar no local foi Mário Faria Filho e seu filho, Paulo Faria, esteve presente no evento e estava muito emocionado.

A casa ocupa uma área de 182 m², com área construída de 125m² e agora abrigará a Estação Arte Encanto, um espaço coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e que será mais um ponto de valorização do artesanato da cidade. A artesão Solange Verol, inclusive, realizou um agradecimento especial e homenagem ao prefeito e à presidente do Fundo Social, por essa iniciativa.

Publicidade