Início São José dos Campos Museu do Folclore participa de live sobre bolinho caipira em São José...

Museu do Folclore participa de live sobre bolinho caipira em São José dos Campos

Foto: divulgação/ PMSJC
Publicidade

O bolinho caipira, iguaria tradicional e bastante consumida nesta época do ano em São José dos Campos, será o centro do bate-papo virtual que acontecerá nesta quinta-feira (17), às 19h, pelo YouTube do Parque Vicentina Aranha. O encontro é uma realização conjunta entre a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) e o Museu do Folclore de São José dos Campos.

Participarão do bate-papo a folclorista Angela Savastano, a historiadora Maria Angélica Perez Bellucci e a especialista em cultura popular e pesquisadora Tiane Tessaroto. Ao final, Joana Cavalcante Rocha, baiana de nascimento, compartilhará seu saber popular a respeito desse importante produto da culinária local, conduzindo uma vivência de como fazer bolinho caipira.

A atividade faz parte do projeto Cartografia Afetiva do Parque Vicentina Aranha e integra a programação de junho, propondo uma conexão entre a cultura popular presente nos festejos do mês, como as quermesses, e a tradição do bolinho junto à população joseense. Em 2006, a Câmara Municipal incluiu o bolinho caipira como patrimônio cultural e gastronômico da cidade.

Positivo

Para a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia, “as parcerias são sempre bem-vindas, pois contribuem para fortalecer o nosso trabalho”. Segundo ela, “poder abordar o bolinho caipira em um contexto mais amplo, como nessa parceria com o Parque Vicentina Aranha, é muito importante, pois valoriza e dá visibilidade à sabedoria popular e aos seus detentores”.

A gerente cultural da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), organização social de cultura, Valéria Israel, lembra que o Museu do Folclore já foi parceiro do Parque Vicentina Aranha em outras oportunidades. “É sempre bom poder contar com a expertise dos seus especialistas na área do folclore e cultura popular”, ressalta Valéria.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da (FCCR) Fundação Cultural Cassiano Ricardo está instalado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997. Atualmente, por conta da pandemia está fechado para visitação. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org

Publicidade