Início Pindamonhangaba Shopping Pátio Pinda recebe ponto de coleta de lixo eletrônico

Shopping Pátio Pinda recebe ponto de coleta de lixo eletrônico

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Nesta terça-feira (8), integrando a Semana do Meio Ambiente, foi lançado no Shopping Pátio Pinda o ponto de coleta de lixo eletrônico e eletrodoméstico, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba (Secretaria de Meio Ambiente), Shopping Pátio Pinda e a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodoméstico.

O ponto é o primeiro local que o município está implantando para dar início às ações da logística reversa em Pindamonhangaba. No coletor, a população pode depositar seu lixo eletrônico e eletrodoméstico. Celulares, baterias, pilhas, e eletrodomésticos em geral (ar condicionado, liquidificadores, máquinas de costura, batedeiras, torradeiras, aspiradores de pó etc.) podem ser depositados no container, localizado na área externa do shopping, próximo à portaria da drogaria São Paulo.

A logística reversa é o retorno dos eletrônicos e eletrodomésticos quando no fim de sua vida útil, das mãos dos clientes de volta para os fabricantes – que reaproveitam as peças que podem ser reaproveitadas para a fabricação de novos produtos e fazem a destinação correta dos componentes perigosos. Este é um dos instrumentos que a Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando, dentre as ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Para o sucesso da iniciativa é necessário o engajamento da população.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“A logística reversa é uma solução para a sociedade que evita diversas formas de poluição. O desperdício de resíduos que podem ser reutilizados, reciclagem ou reaproveitamento é comum e muitos deles acabam indo parar em aterros e lixões.

Daí a importância de políticas públicas e empresariais de logística reversa”, explicou a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.

O Shopping está aberto diariamente, das 10h às 21 horas. Em caso de dúvidas sobre que tipo de material pode ser depositado no ponto de coleta, o telefone para informações é o 3522-5591 ou http://abree.org.br/informacoes.

Esta parceria entre as instituições vem ao encontro da Política Nacional, Estadual e Municipal de Gestão Integrada de Resíduo Sólidos, como também, da Decisão de Diretoria da Cetesb que visa incorporar logística reversa dos resíduos sólidos após consumo.

“Atualmente, temos mais de 50 associados na área da indústria eletroeletrônico e eletrodoméstico e, com intuito de gerir seus produtos pós-consumo, a Abree foi criada e acredita ser de suma importância a parceria com o município de Pindamonhangaba e o Shopping Pátio Pinda, assim trazendo a indústria para mais perto do consumidor final”, declara a gerente executiva da Abree, Mara Ballam.

A coleta de resíduos, além de proporcionar a destinação correta, fomentará a economia local na área de reciclagem já que a logística e a operação serão realizadas por cooperativas do município, sob coordenação da ABREE.

O descarte de eletrodomésticos de maior porte pode ser feito nos PEVs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 16h.

Publicidade