Início Pindamonhangaba Pinda inicia vacinação contra Covid-19 em novos públicos

Pinda inicia vacinação contra Covid-19 em novos públicos

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Os idosos que possuem 60 anos ou mais vão continuar recebendo a primeira dose da vacina contra Covid-19 na terça-feira (11), em Pindamonhangaba. A vacinação vai ocorrer das 8h30 às 13 horas no CIAF/Saúde da Mulher – acesso pela rua Dr. Laerte Machado Guimarães e das 8h30 às 11h30, no Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Segunda dose para idosos acontece à tarde

A segunda dose da vacina contra Covid-19 para idosos prossegue na segunda-feira (10) – conforme data anotada na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação: CIAF/Saúde da Mulher, Bosque da Princesa, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II, unidade de saúde Nova Esperança (Araretama) e Centro Dia do Idoso (Vila Rica).

Segunda dose para profissionais de educação prossegue

A segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais de educação prossegue nesta terça-feira (11) – conforme data na carteirinha – no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, nos seis locais de vacinação.

Profissionais de saúde recebem segunda dose no shopping

Os profissionais de saúde estão recebendo a segunda dose somente no Shopping Pátio Pinda, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Pessoas com Down, transplantados, em tratamento de diálise ou síndrome nefrótica são vacinados

As pessoas com 18 anos ou mais que possuem síndrome de Down, os transplantados, os pacientes que fazem hemodiálise ou que possuem síndrome nefrótica serão imunizadas a partir do dia 10 de maio (segunda-feira).

Todos os públicos serão vacinados nos seis locais de vacinação, de acordo com o horário da primeira dose. A Unidade da Apae deixa de ser ponto de vacinação para Covid-19.

Os transplantados devem levar a carteirinha de saúde que comprova o transplante; os que estão em tratamento de diálise ou que possuem síndrome nefrótica devem levar uma declaração do médico comprovando a comorbidade e o grau.

Para ferroviários, gestantes e puérperas com comorbidade, e pessoas com deficiência permanente será a partir do dia 11

Os trabalhadores ferroviários, metroviários, as grávidas e as puérperas com comorbidade serão vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 a partir do dia 11 de maio. A vacinação vai ocorrer nos seis postos tradicionais. No caso de ferroviários e metroviários, eles devem ter 47 anos ou mais e levar documentos que comprovem o local e a função nas empresas. No caso de maquinistas, a vacinação está liberada aos maiores de 18 anos.

As gestantes e puérperas com comorbidades devem possuir 18 anos ou mais e levar cartão de gestação, ou laudo médico, declaração de nascimento do bebê e comprovantes da condição de risco, como exames, laudos e declarações.

As pessoas com deficiência permanente devem ter idade entre 55 e 59 anos e levar documentos que atestem a condição e o BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social).

Para pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos, inicia dia 12

As pessoas que possuem comorbidades e idade entre 55 e 59 anos serão vacinadas a partir do dia 12 de maio. Elas devem levar documentos e laudos que atestem a comorbidade e o grau. A definição de quem está apto para receber a vacina é do Governo do Estado. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses e definição de dias, horários e locais.

As comorbidades definidas pelo Governo são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Motoristas e cobradores de ônibus do transporte público a partir do dia 18

A primeira dose para motoristas e cobradores de ônibus somente do transporte público será a partir do dia 18 de maio. A vacinação é exclusiva para este público e a decisão de quem será ou não vacinado nesta fase é do Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura é responsável apenas pela aplicação das doses, escolha dos locais e horários de vacinação, que serão os mesmos dos demais públicos.

As pessoas devem levar documentos que comprovem o local de trabalho e a profissão.

Sobre os documentos obrigatórios e cadastro

Para a primeira dose, é obrigatório levar documento de identidade e comprovante de endereço. É importante destacar que as pessoas que fazem o pré-cadastro pelo site http://vacinaja.sp.gov.br e levam o termo de vacinação preenchido conseguem ser vacinadas com cerca de 20 minutos a menos de espera.

Para a segunda dose, as pessoas têm que levar documento de identidade e a carteira de vacinação, além do pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br e do ‘Termo de Cadastro Vacinação Covid-19’.

O pré-cadastro é feito exclusivamente pela internet; já o cadastro pode ser acessado pelo site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e deve ser impresso e preenchido.

No site, as pessoas encontram um banner escrito Coronavírus. Lá, escolhem a opção ‘vacinação covid’ e “Termo de Cadastro Vacinação Covid-19”. Quem acessar pindamonhangaba.sp.gov.br/vacinacao-covid já vai entrar direto na página que contém o termo. Uma vez na página, por qualquer caminho escolhido, basta clicar, imprimir, preencher e levar no dia da vacinação.

Publicidade