Início São José dos Campos São José dos Campos apresenta ações em eletromobilidade

São José dos Campos apresenta ações em eletromobilidade

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A convite do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta quinta-feira (6) as ações que tem realizado no setor de mobilidade elétrica.

O convite para o evento foi motivado pelos projetos de eletromobilidade que a cidade desenvolve, como o novo modelo de transporte público, com foco na Linha Verde e os VLP’s (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos.

Além do novo modelo de transporte público, que tem como premissas mais conforto e frequência e uma menor tarifa, também foi apresentado o projeto para a contratação de energia verde sustentável para abastecer os prédios públicos municipais e que também contempla a Linha Verde.

Um dos pontos que chamou a atenção de representantes da Prefeitura de Curitiba, por exemplo, foi o abastecimento dos VLP’s na própria Estação Sul da Linha Verde, uma solução que otimiza a operação e elimina a quilometragem ociosa, que é quando o veículo precisa sair do seu itinerário e se deslocar sem passageiros para abastecer.

Outro ponto apresentado foi a frota 100% elétrica da GCM (Guarda Civil Municipal), que em dois anos gerou uma redução de gastos de R$ 1 milhão com combustível (gasolina e álcool) e R$ 700 mil com manutenção de veículos (pneus, óleo, mecânica e elétrica, entre outros itens).

O evento teve a participação de membros do BID, da SP Trans (São Paulo Transporte S/A), da Prefeitura de Curitiba e representantes de instituições privadas e pública do Brasil e de outros países. No encontro, foi apresentado o atual cenário da eletromobilidade no Mundo, os principais desafios e as perspectivas, com exemplos de projetos como os de São José dos Campos, Santiago, no Chile, e outras cidades.

Publicidade