Início São José dos Campos CSI ajuda GCM a recuperar veículos furtados em São José dos Campos

CSI ajuda GCM a recuperar veículos furtados em São José dos Campos

Foto: PMSJC

Através do Sistema Inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), guardas civis municipais recuperaram nesta sexta-feira (7) dois carros furtados poucas horas antes em São José dos Campos.

Um foi levado por ladrões no bairro Cidade Morumbi (sul) e encontrado no Pinheirinho dos Palmares (sudeste). O outro foi furtado no Galo Branco (leste) e localizado na região do Putim (sudeste).

Publicidade

Em outro caso com ajuda do CSI, na quinta (6) policiais militares prenderam homem flagrado pelas novas câmeras furtando poste na avenida Juscelino Kubitschek. 

A implantação do CSI, ocorrida em 6 de abril último, e a instalação de mil novas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

Neste primeiro mês de funcionamento da nova unidade, flagrantes de imagens de homicídios contribuíram com as forças de segurança nas investigações de homicídios, furtos e roubos de veículos.

Mais segurança

São José possui um sistema inovador, inteligente e integrado de monitoramento do trânsito e de segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.

Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança, com apoio do CSI e das mil novas câmeras.

Os portais de segurança ajudaram São José a registrar em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

Os casos de roubos e furtos de veículos em 2020 tiveram redução de 68% e 58%, respectivamente, na comparação com o ano de 2016, antes da implantação do programa São José Unida.