Início São José dos Campos CSI ajuda GCM a recuperar veículos furtados em São José dos Campos

CSI ajuda GCM a recuperar veículos furtados em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Publicidade

Através do Sistema Inteligente do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), guardas civis municipais recuperaram nesta sexta-feira (7) dois carros furtados poucas horas antes em São José dos Campos.

Um foi levado por ladrões no bairro Cidade Morumbi (sul) e encontrado no Pinheirinho dos Palmares (sudeste). O outro foi furtado no Galo Branco (leste) e localizado na região do Putim (sudeste).

Em outro caso com ajuda do CSI, na quinta (6) policiais militares prenderam homem flagrado pelas novas câmeras furtando poste na avenida Juscelino Kubitschek. 

A implantação do CSI, ocorrida em 6 de abril último, e a instalação de mil novas câmeras inteligentes e com reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

Neste primeiro mês de funcionamento da nova unidade, flagrantes de imagens de homicídios contribuíram com as forças de segurança nas investigações de homicídios, furtos e roubos de veículos.

Mais segurança

São José possui um sistema inovador, inteligente e integrado de monitoramento do trânsito e de segurança pública com radares e câmeras com tecnologia OCR (leitura de placas) em todas as regiões do município.

Além da fiscalização do trânsito, esses portais de segurança com tecnologia OCR permitem, por exemplo, a identificação de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e demais forças de segurança, com apoio do CSI e das mil novas câmeras.

Os portais de segurança ajudaram São José a registrar em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.

Os casos de roubos e furtos de veículos em 2020 tiveram redução de 68% e 58%, respectivamente, na comparação com o ano de 2016, antes da implantação do programa São José Unida.

Publicidade