Início São José dos Campos São José dos Campos atinge a marca de 80% dos idosos vacinados

São José dos Campos atinge a marca de 80% dos idosos vacinados

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Com pouco mais de dois meses do início da vacinação contra a covid, São José dos Campos já tem números de esperança para celebrar. Dentro da estimativa de 98.220 pessoas acima de 60 anos residentes no município, 78.625 já receberam a 1ª dose da vacina.

Os números referem-se às doses aplicadas até o dia 27 de abril, porém a vacinação não para. Nas Unidades Básicas de Saúde, Casas do Idoso ou no drive-thru, todo dia é dia de vacina.

Para Celeste Donizetti Albertino, de 65 anos, morador do bairro Jardim Souto, região sudeste, receber a vacina foi fácil e rápido e uma benção. “Tem que imunizar para o bem da gente e dos outros. Na minha idade eu tenho que dar exemplo”.

Ele que recebeu a primeira dose da vacina no Cefe fez que questão ressaltar a organização da vacinação na cidade e atenção dedicada pelos profissionais à imunização. “Quando você é recebido com carinho faz toda a diferença, a gente nem sente dor”.

Conclusão

De acordo com o calendário do Governo do Estado de São Paulo, a expectativa é concluir a aplicação da primeira dose no público idoso ainda no mês de maio.

2ª dose

Sobre os idosos que já receberam a segunda, o número é menor por conta do intervalo necessário entre as doses. Quem recebeu o imunizante da Fiocruz/AstraZeneca, por exemplo, deve aguardar 90 dias para concluir o esquema vacinal. No caso da coronvac, imunizante do Butantan, o período indicado para aplicação da segunda dose é entre 21 e 28 dias.

Até o fim da tarde desta terça-feira (27), 45.493 idosos já tinham recebido as duas doses da vacina, o que corresponde 57,86% do total de vacinados.

Publicidade