Início Caraguatatuba Praiamar perde novamente na justiça e intervenção da Prefeitura de Caraguatatuba continua

Praiamar perde novamente na justiça e intervenção da Prefeitura de Caraguatatuba continua

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, indefiriu nesta quinta-feira (23/04), o pedido de Agravo de Instrumento da Praiamar Transportes. A empresa recorreu a intervenção imposta pela Prefeitura de Caraguatatuba desde o dia 8 de abril, por meio do decreto nº 1.442, mas não obteve êxito.

Os serviços da empresa Praiamar Transportes continuam sendo geridos pela administração municipal normalmente.

Balanço da intervenção

Desde o 1º dia de intervenção, a Prefeitura de Caraguatatuba vem corrigindo e aprimorando os serviços da Praiamar. Dos 11 ônibus proibidos de circular, três ainda passam por manutenção e aguardam a chegada de peças.

A Praiamar está no momento fazendo um orçamento e analisando empresas que prestam serviços de higienização, para que todos os dias, os ônibus sejam limpos após o fim da operação. Está era uma medida não cumprida pela empresa de transportes anteriormente.

Nesta sexta-feira (23/04), sairam da garagem 38 ônibus. A expectativa, é que a partir do dia 3 de maio, a empresa tenha rodando pelo município 45 carros (100% da frota).

Para isso, a partir desta segunda-feira (26), cinco novos motoristas serão contratados e outros sete estão em processo de contratação. Neste grupo, estão alguns dos 40 motoristas que foram demitidos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Novas linhas, horários e rotas já estão sendo estudadas. Segundo a empresa, nas próximas semanas uma nova linha chamada “Travessão via Residencial”, começará a trafegar do Centro até a região Sul. A ação substituirá as linhas “Jaraguá via casinhas” e “Vapapesca via casinhas”, dando ao bairro Travessão e Residencial, uma linha própria.

Anteriormente, a Praiamar Transportes cumpria 280 viagens diariamente, após a intervenção, o número passou a ser de 320. Com o aumento da frota, a expectativa é que as viagens diárias saltem para 400.

Os técnicos de Tecnologia da Informação da empresa, trabalham agora para aprimorar o sistema de bilhetagem eletrônica. Além disso, os profissionais estão preparando o aplicativo de rastreio dos carros, para que a população saiba exatamente em que local o seu ônibus se encontra. A expectativa é que o serviço fique disponível até o mês de junho deste ano.

Em acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário, Urbano, Cargas, Anexo e Diferenciado do Litoral Norte (STTRUCAD), a Praiamar Transportes e a Prefeitura de Caraguatatuba pagaram os salários atrasados de 135 funcionários da empresa no aniversário da cidade. Além disso, o Vale Alimentação deste mês, que também estava em atraso, já foi pago aos colaboradores.

Para auxiliar o passageiro e municipe de Caraguatatuba, mais um ponto de atendimento começará a funcionar nos próximos dias, no Terminário de Ônibus do Sumaré, região central da cidade.

Desde que a intervenção começou, foi registrado uma diminuição de reclamações pela central da Empresa em 70%. De acordo com a empresa, o número médio era de 10 ocorrências por dia e agora não passam de três.

O próximo passo agora, segundo o planejamento, é levantar e encontrar possíveis irregularidades cometidos pela empresa antes da intervenção. Para analisar todos os documentos e ações, uma comissão está sendo criada, mesclando a gestão municipal, sindicato e funcionários, com o objetivo de mostrar a transparência dos serviços da intervenção.

Munícipes e passageiros podem registrar suas reclamações e sugestões ligando ou acesso o Portal 156.

Publicidade