Início São José dos Campos Ceja oferece oportunidade para quem quer voltar a estudar em São José...

Ceja oferece oportunidade para quem quer voltar a estudar em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos conta com um espaço novinho e bem equipado para atender quem precisa voltar aos estudos, o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), que fica nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), no Altos de Santana.

No local, os munícipes interessados em cursar a EJA podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e retirar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais. 

Os munícipes que têm a partir dos 15 anos e não cursaram ou não concluíram o Ensino Fundamental podem se inscrever para uma das 500 novas vagas.

Além do Ceja, a Prefeitura oferece a modalidade da EJA em 10 escolas municipais, no período noturno, e 10 Núcleos, que atendem as classes de Alfabetização com aula duas vezes por semana. 

Todas as adaptações visam oferecer mais oportunidades para os estudantes que precisam conciliar trabalho e estudos. As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal.

Sonhos

O alagoano de 41 anos Manoel Monteiro Ferreira tem o esporte por paixão, especialmente o futebol, tendo sido jogador por muitos anos. Morador do Altos de Santana, aproveitou a proximidade do Ceja para se inscrever.

“Estudei até a quarta série e precisei parar para trabalhar. Vim para São Paulo jogar em um clube e aí a vida foi tomando outros rumos. Agora quero me organizar para estudar, meu grande sonho hoje é concluir os estudos”, disse.

“Se eu tivesse estudado seria tudo diferente, estaria melhor hoje. Mas, a hora é essa, então vou aproveitar”, comenta.

Assim como Manoel, o auxiliar de serviços gerais Nilton Dias Ribeiro, 51 anos, foi um dos primeiros a se matricular no Ceja. Nilton trabalha com a equipe de Manutenção no Cefe e foi lá, entre um serviço e outro, que soube das inscrições. 

“O espaço novo ficou bom demais, acho que é uma grande oportunidade que temos. Quero aprender mais, sei que vai fazer toda diferença na minha vida”, diz.

Mais 500 vagas

Atualmente, cerca de 1.250 pessoas são atendidos na EJA em São José. A EJA é dividida em dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano).

As inscrições são presenciais, conforme o segmento do estudante. Para se inscrever, o interessado deve informar seu RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.

Alunos da EJA 1 e 2 têm aulas presenciais em 10 escolas municipais durante o período noturno. Já os alunos da EJA 1 das classes de alfabetização podem se inscrever para aulas no período da manhã ou da noite, duas vezes por semana, nos novos Núcleos EJA.

Os estudantes da EJA 2 serão atendidos no Ceja, com materiais para estudar em casa, provas presenciais e horário flexível, para auxiliar os que têm de conciliar o horário de estudo e trabalho, dando mais oportunidades para aqueles que mais precisam.

Locais

Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador)
Avenida Olivo Gomes, 250, Santana.

10 Novos Núcleos EJA

Cefe (Centro de Formação do Educador) – Santana
Emef Profº Helio Walter Bevilacqua – Jd. República
Emef Profª Mercedes Maria Perotti – Rio Comprido
Emef Profª Lucia Pereira Rodrigues – Jd. Santa Fé
Emef Profª  Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite
Emef Profª Elizabete de Paula Honorato – Jd. Mariana I
Emef Profº Waldemar Ramos – Vista Verde
Emef Profª Maria Ofelia Veneziani Pedrosa – Jd. Por do Sol
Emef Possidônio José de Freitas – Galo Branco
Emef Profª Sonia Maria Pereira da Silva – Novo Horizonte

10 Escolas Municipais com EJA

Emef Profª Ana Berling Macedo – Alto da Ponte
Emef Profº Antonio Palma Sobrinho – Pq. Nova Esperança
Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues – Jd. Oswaldo Cruz
Emef Dom Pedro de Alcântara – Dom Pedro I
Emef Profª Elizabete de Paula Honorato – Jd. Mariana I
Emef Profª Mercedes Carnevalli Klein – Jd. Satélite
Emef Profª Maria Antonieta Ferreira Payar – Pinheirinho dos Palmares
Emef Profª Norma de Conti Simão – Bosque dos Ipês
Emef Profª Palmyra Sant’Anna – Vila Industrial
Emef Profª Rosa Tomita – Jd. São José II

Publicidade