Início São José dos Campos Jardim São José 2 tem castração gratuita de pets semana que vem...

Jardim São José 2 tem castração gratuita de pets semana que vem em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A unidade móvel veterinária da Prefeitura de São José dos Campos chega ao Jardim São José II, na região leste, para realizar a castração e chipagem gratuita de cães e gatos. São 460 vagas para atender moradores do bairro e adjacências, com a distribuição das senhas na Escola Municipal Rosa Tomita nos dias 19, 20, 22 e 23, das 9h às 15h, ou até o preenchimento do total de inscrições.

Para melhor estruturar a logística e respeitar o tempo cirúrgico de acordo com o animal, a inscrição diária está limitada a 120 fêmeas da espécie canina e 30 da felina. Caso sobrem vagas, elas serão disponibilizadas no dia 24, das 11h às 15h, aos interessados de outras regiões. 

Nos dias 24 e 25, serão realizadas as cirurgias pelo castramóvel, que estará estacionado na escola. Com capacidade para atender até 7 animais ao mesmo tempo, o ônibus adaptado tem equipamentos para situações de emergência e ambiente de repouso para o pós-operatório que pode abrigar até 20 pets.

Até o momento, o programa Meu Pet Feliz realizou 9.192 castrações na cidade: 7.109 cães e 2.083 gatos. Desse total, 527 cirurgias ocorreram por meio dos mutirões do castramóvel em São Francisco Xavier (norte) e no Pinheirinho dos Palmares (sudeste). A ampliação do atendimento itinerante faz parte do Plano de Gestão 2021–2024.

Regras

– Poderão ser castrados até 2 animais por CPF
– Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul
– É obrigatório o uso de máscara de proteção
– Todos devem manter o distanciamento de 2 metros
– Não será permitida a entrada de crianças e jovens com menos de 21 anos
– Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias

Tutores

– Residir prioritariamente no Jardim São José II e adjacências e ter idade mínima de 21 anos
– Apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço
– Para quem tem mais de 60 anos, indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito anestésico no pós-operatório

Animais

– Somente cães ou gatos
– Não podem ser utilizados para fins comerciais ou de competições
– Devem estar em boas condições de saúde (não estar obeso, caquético nem apresentar doenças (como as de pele aparentes), desgaste físico, anemia)
– Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

Idade e peso

– Gatos – 4 meses a 8 anos
– Cães até 20 quilos – 6 meses a 8 anos
– Cães até 25 quilos – 6 meses a 6 anos
– Cães mais de 25 quilos – 6 meses a 6 anos (serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica-veterinária)

Publicidade