Início São José dos Campos Mutirão reforça ações antidengue em bairros da região sul de São José...

Mutirão reforça ações antidengue em bairros da região sul de São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos informou que realiza nesta semana uma série de ações extras de combate à dengue na região sul. Até sexta-feira (2), serão visitados os bairros Campo dos Alemães, Dom Pedro 1º e 2º, Conjunto João Paulo 2º.

Entre as atividades programadas, estão o bloqueio e controle de criadouros, a nebulização de locais com casos confirmados de dengue e o controle químico dos pontos estratégicos – áreas com grande concentração de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também haverá aplicação do fumacê.

Um carro de som passará pelas ruas, reforçando as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Em outra frente, os profissionais das unidades de saúde (UPA e UBS) que atendem esses bairros e adjacências, estão utilizando o tempo de espera para passar informações sobre a dengue e orientar os pacientes.

Comparado a 2020, os números da dengue em 2021 são menores. Até esta segunda-feira (29), foram registrados 129 casos positivos no município ante 197 no primeiro trimestre do ano passado.

Mesmo assim, os dados preocupam o Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Prefeitura encarregado do combate às arboviroses, já que os casos vêm aumentando a cada mês. Foram 17 em janeiro, 37 em fevereiro e 75 em março.

Desde o começo do ano, diversas ações vêm sendo realizadas para conter a dengue na cidade. Além da avaliação de densidade larvária e das vistorias em possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, a Prefeitura promoveu a operação Casa Limpa nas regiões leste (Galo Branco) e sul (Morumbi e Campo dos Alemães).

Publicidade