A Prefeitura de São José dos Campos informou que realiza nesta semana uma série de ações extras de combate à dengue na região sul. Até sexta-feira (2), serão visitados os bairros Campo dos Alemães, Dom Pedro 1º e 2º, Conjunto João Paulo 2º.
Entre as atividades programadas, estão o bloqueio e controle de criadouros, a nebulização de locais com casos confirmados de dengue e o controle químico dos pontos estratégicos – áreas com grande concentração de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também haverá aplicação do fumacê.
Um carro de som passará pelas ruas, reforçando as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Em outra frente, os profissionais das unidades de saúde (UPA e UBS) que atendem esses bairros e adjacências, estão utilizando o tempo de espera para passar informações sobre a dengue e orientar os pacientes.
Comparado a 2020, os números da dengue em 2021 são menores. Até esta segunda-feira (29), foram registrados 129 casos positivos no município ante 197 no primeiro trimestre do ano passado.
Mesmo assim, os dados preocupam o Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Prefeitura encarregado do combate às arboviroses, já que os casos vêm aumentando a cada mês. Foram 17 em janeiro, 37 em fevereiro e 75 em março.
Desde o começo do ano, diversas ações vêm sendo realizadas para conter a dengue na cidade. Além da avaliação de densidade larvária e das vistorias em possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, a Prefeitura promoveu a operação Casa Limpa nas regiões leste (Galo Branco) e sul (Morumbi e Campo dos Alemães).