Início Pindamonhangaba Em 2021, projetos culturais do IA3.ORG impactarão 215 crianças e adolescentes em...

Em 2021, projetos culturais do IA3.ORG impactarão 215 crianças e adolescentes em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Instituição é mantida com o apoio de colaboradores, empresas e por meio de editais; pessoas físicas podem apoiar através de doações próprias, créditos da Nota Fiscal Paulista e por meio do Imposto de Renda

Tendo como público-alvo prioritário crianças e adolescentes dos 10 aos 21 anos, o IA3 Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem nasceu em Pindamonhangaba, no ano de 2008, com projetos sociais que buscam promover qualificação profissional para o primeiro emprego, incentivo ao empreendedorismo, teatro, música, educação ambiental e ensino de técnicas artesanais e de costura. Com sede no bairro do Feital – região periférica do município – o instituto atua ainda nos bairros circunvizinhos ao Vista Alegre, Castolira, Araretama e Centro, entre outros.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Entre os projetos na área de cultura, ganham destaque o “Contraponto” (música) e o “Atores Sociais” (teatro). O primeiro nasceu em 2013 e visa à valorização da cultura e a ampliação do horizonte musical por meio do ensino regular de teoria da música e do canto e instrumentos de sopros em madeiras e metais, cordas agudas e flexionadas, percussão e teclas. Em quase 7 anos de projeto, são cerca de 1.000 crianças e jovens atendidos, além da realização de cerca de 70 ensaios abertos e apresentações públicas.

Publicidade
Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

No segmento do teatro, o projeto “Atores Sociais”, que neste ano por meio da Cia de Teatro Variante integra a retomada dos trabalhos do espetáculo “Medeia em Faces”, é desenvolvido desde 2015 já tendo reunido cerca de 500 jovens. A iniciativa trabalha ferramentas como interpretação cênica e exercício de dramaturgia, e tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e o fomento à cidadania e ao protagonismo de crianças e adolescentes. O projeto já realizou mais de 60 ensaios abertos e apresentações públicas.

“O Instituto IA3 foi constituído a partir de um ato de amor, e hoje é o amor em movimento, contando com colaboração de voluntários e o apoio de empresas”, destaca Charles Almeida, presidente do Instituto. “Temos muitas histórias nesses 13 anos de atuação, sendo que o trabalho do Instituto IA3 é muito mais do que facilitar a conquista da primeira oportunidade de emprego ao jovem, mas sim prepará-lo para decisões assertivas na vida, desenvolver suas competências emocionais e tornar-se um cidadão. A missão do Instituto IA3 é contribuir para o desenvolvimento do jovem como agente de transformação de sua própria realidade e do meio em que vive.”

Os eixos de atuação do Instituto são: programa de aprendizagem, qualificação profissional, geração de renda, atividades culturais, acompanhamento sociofamiliar, educação e conscientização ambiental e voluntariado.

Como ser um parceiro do IA3.ORG?

Para manter os projetos em andamento, o IA3.ORG conta com o apoio de empresas privadas, pessoas físicas e de recursos viabilizados por meio de editais. E para que realidades sigam sendo transformadas e crianças e jovens continuem tendo a oportunidade de contato com iniciativas que valorizam as suas atuações enquanto protagonistas de suas próprias histórias, cada cidadão e cidadã pode ser um parceiro da Instituição.

Pessoas físicas podem contribuir para a manutenção e ampliação das atividades e alcance do IA3.ORG por meio de três alternativas: “Doação Direta”, através do site da Instituição (https://ia3.colabore.org/torne-se_um_agente_transformador/people/new), “Crédito da Nota Fiscal Paulista” (veja o passo a passo neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=D1-JTGhz_bg&feature=youtu.be), e destinação de parte do “Imposto de Renda”, sem custo extra ao doador (veja como no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rh9pdngaVxs)

***

Sobre o projeto Medéia em Faces
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais. Desde 2018 apoiado pelo Instituto IA3.ORG, por meio do Projeto Atores Sociais, a iniciativa tem como proposta contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, enfatizando a associação do mito à realidade atual nas relações familiares, despertando a visão humana à figura idealizada da mulher, mãe. Nos últimos anos, o projeto conquistou diversos prêmios, como no 6º Festemec (Mogi das Cruzes) e no 2º Festita (Itapeva) – ambos no estado de São Paulo.

Sobre o projeto Atores Sociais
Amparado nas diversas ferramentas de desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia, o projeto Atores Sociais visa ao protagonismo de crianças e adolescentes e ao fomento à cidadania. Em mais de 5 anos de projeto, foram atendidas cerca de 500 crianças e jovens residentes nos bairros do Araretama, Jardim Regina, Piracuama, Feital e bairros circunvizinhos. Neste período foram mais de 60 apresentações ao público.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.