Atual representante de Bragança Paulista no Campeonato Brasileiro, o Bragantino continua focando no futuro da equipe com alguns projetos. No mês de outubro, a diretoria lançou um plano que vai transformar o tradicional programa de sócio-torcedor do time em algo completamente novo.
A proposta é oferecer aos fãs vários benefícios que vão além do desconto em ingressos. São planejados conteúdos, experiências e produtos exclusivos que envolvem uma nova plataforma.
Esse projeto foi firmado entre a Red Bull, que administra o Bragantino, e duas empresas especializadas no assunto. A primeira é a consultora OutField Consulting, que trabalha com vários clubes da Série A e realiza estudos financeiros e de estrutura das equipes esportivas brasileiras. A segunda é a 2morrow Sports, que deve ser o braço mais importante do projeto, pois é ela quem vai cuidar da parte de tecnologia do novo programa de sócio-torcedor.
Durante o anúncio oficial do programa, a diretoria do time afirmou que a ideia inicial é investir nos torcedores de Bragança Paulista, pois é onde se concentra a maior parte dos apoiadores do atual campeão da Série B. Usando a força da marca Red Bull, o projeto vai oferecer, por exemplo, a experiência de participar dos eventos que a empresa patrocina, que vão desde corridas de carro até torneios de esportes radicais.
Assim, é possível entender que o novo programa não foca apenas no futebol e sim em diferentes outras formas de conteúdo. Essa é uma tendência das novas tecnologias, que estão ampliando o entretenimento digital de uma forma única. A internet é uma ferramenta ampla, e a ideia do Bragantino é aplicar isso no programa sócio-torcedor. Mais detalhes do projeto devem ser anunciados nos próximos meses, porém o impacto do anúncio já motiva os torcedores.
Em busca por dinâmica
A inspiração do Bragantino para esse novo projeto é, na verdade, todo o setor do entretenimento digital. Nos últimos anos, essa área mudou completamente e está ficando cada vez mais dinâmica. Recentemente, por exemplo, a Disney lançou no Brasil a própria plataforma de streaming para concorrer com outras empresas, como a Netflix e a Amazon. Ou seja, é uma produtora de filmes trabalhando também como uma provedora de mídia.
Até mesmo a forma de assistir os jogos de futebol está mudando no Brasil. A chegada de empresas que transmitem torneios e partidas online, como a DAZN, está reforçando as várias possibilidades que a internet pode oferecer. O projeto da parceria do Bragantino com a Red Bull pode gerar bons resultados nesse sentido, pois a marca austríaca é uma referência mundial nas ações de marketing esportivo.
Entretanto, as mudanças não estão acontecendo apenas nessas duas áreas. Podemos citar, pelo menos, dois tipos de entretenimento que estão ficando cada vez mais dinâmicos também. No mundo da música, as plataformas de streaming ganharam espaço como uma alternativa para quem gosta de som. Contudo, nos dias atuais, essas empresas também investem em rádios, podcasts e até mesmo na produção de festivais físicos e virtuais. No campo dos jogos digitais, os sites de aposta são uma referência em dinâmica. Além dos tradicionais jogos de casino online, como o pôquer e o blackjack, essas plataformas também possuem livestreaming e aplicativos desenhados para quem joga via smartphone. Assim, é possível atingir e agradar o máximo de público possível, algo que parece ser a regra do entretenimento digital.
Mais torcedores
Essa busca do Bragantino por inovação tecnológica tem um objetivo principal: conseguir aproximar o torcedor da equipe e fazer o número adeptos crescer ainda mais. Desde o acordo com a Red Bull, o time de Bragança Paulista perdeu um pouco da identidade. Com essa nova plataforma e estrutura do sócio-torcedor, a diretoria quer mostrar que essa mudança e parceria foi para o bem da estrutura da equipe.
Apesar de algumas críticas, o projeto montado até aqui consegue um bom resultado. Além do título da Série B em 2019, o Bragantino também gastou alto na contratação de reforços para essa temporada. É uma tentativa de mostrar que a equipe pode render nas competições, e conseguir agradar o torcedor de diferentes maneiras. Afinal, não basta um sócio-torcedor eficiente, se o futebol dentro de campo não trouxer resultados.
O novo sócio-torcedor do Bragantino ainda deve demorar para sair do papel e ser colocado em prática, mas a ideia do projeto mostra que o time está pensando no futuro. Isso deve influenciar outras equipes, como o Corinthians e o São Paulo, que não conseguem aproveitar o potencial dos torcedores com bons números de sócios. O projeto da equipe de Bragança Paulista vai além da venda de ingressos, e promete ser uma experiência única para o torcedor da equipe alvinegra.