Início Pindamonhangaba Conseg realiza última reunião de 2020 e vê contribuição na melhoria da...

Conseg realiza última reunião de 2020 e vê contribuição na melhoria da segurança em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Aconteceu na noite da última segunda-feira (23) a última reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG). O Conselho retomou as reuniões ordinárias após sete meses e finalizou os encontros de 2020 com uma prestação de contas das ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

O presidente do CONSEG, jornalista Alexandre Pió, frisou a dificuldade do ano em virtude da pandemia e manifestou sua satisfação pelo fato do Conselho ter se mantido ativo, encaminhando diversas reivindicações recebidas por parte da população através das redes sociais (facebook, whatasapp, etc).

Publicidade

Polícia Militar

Durante o encontro, a comandante da Polícia Militar, Lucimeire Jerônymo apresentou os dados estatísticos do último mês de outubro, que confirmou a queda de todos os índices de criminalidade. “Tivemos uma razoável produtividade, apesar da pandemia, com apreensão de quatro armas e 32 quilos de drogas, o que combate a ação dos criminosos. Reduzimos o número de furtos e roubos e registramos dois homicídios: um ato violento de um sobrinho contra o tio na região das Campinas e outro de vítima uma usuária de drogas”.

Segundo a comandante da PM, o trabalho vem priorizando a região de Moreira César, onde o número de homicídio aumentou e por isso as atenções estão voltadas para essa região, inclusive com operações especiais com a presença do BAEP.

Outubro 2019 Outubro 2020

Roubo 41 10

Furto 109 75

Roubo Veículos 05 04

Furto Veículos 07 06

Homicídio 00 02

Polícia Civil

Presente no encontro, a delegada titular Dra. Renata Costillas, relatou o empenho de sua equipe em elucidar os casos e citou duas ocorrências emblemáticas que tiveram rápida resolução: caso do caminhoneiro Edson e o caso da menor Maria Clara. “Em 14 anos atuando na polícia, nunca vi um crime tão bárbaro e cruel como da Maria Clara. Em menos de 10 horas esclarecemos o caso, graças às câmeras do COI que separou as imagens com muita agilidade e conseguimos provar que a versão do acusado era falsa. Investimento no monitoramento é muito importante”, afirmou Dra. Renata.Ela ainda alertou quanto ao aumento do número de estelionatos que vem crescendo por falta de atenção das vítimas. “Cuidado com essas movimentações da OLX, fique atendo a não depositar dinheiro em contas de terceiros, fora do Estado; desconfie de altos descontos”.Dra. Renata finalizou esclarecendo a questão do fechamento do 3º Distrito Policial da Cidade Nova, que objetivou concentrar esforços no 2º DP em Moreira César para melhorar a produtividade policial e a capacidade investigativa da Civil.

Guarda Civil Metropolitana

O Secretário de Segurança do município, José Sodário Viana, participou do encontro relatando os avanços da GCM em Pinda e frisou que para o próximo ano o investimento será na atualização da equipe com mais treinamentos e cursos, visando agregar novos conhecimentos, com a implantação de uma escola permanente de qualificação. “Será apresentado um plano de carreira e futuramente terá concurso público para GCM “, afirmou.

Próxima reunião

O presidente do CONSEG, Alexandre Pió, agradeceu a participação de todos durante o ano e informou que a próxima reunião acontecerá na segunda quinzena de janeiro, quando os vereadores da próxima Câmara de Vereadores serão convidados a participar e expor suas intenções sobre a segurança pública no município.