Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba já realizou mais de 16 mil testes Covid-19

Pindamonhangaba já realizou mais de 16 mil testes Covid-19

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

Pindamonhangaba está atingindo a marca de 10% da população testada. Segundo informações da Secretaria de Saúde, a contabilidade até 24 de setembro indicava que o município já totalizava a quantidade de 16.011 testes.

Os números referem-se aos exames RT-PCR (colhido por Swab) realizados no instituto Adolph Lutz e pelo Laboratório Municipal, bem como os testes rápidos distribuídos pelo Ministério da Saúde e recebidos recente por doação de empresa privada.

Com essa quantidade o município teve a oportunidade de realizar testes em pacientes sintomáticos e também em pacientes assintomáticos. “Foi importante pois conseguimos conhecer melhor o vírus e realizar um controle mais assertivo através da Vigilância Epidemiológica. Descobrimos também que 2,5% da população assintomática testada estava positivada”, afirmou a secretária de saúde, Valéria Santos.

Importante ressaltar que o boletim divulgado diariamente pela Prefeitura apresenta os testes realizados em pacientes sintomáticos ou suspeitos.

A Prefeitura ressaltou que finalizou na ultima semana a testagem nos munícipes assintomáticos e a partir de agora está retomando o protocolo de teste somente para pacientes que apresentarem sintomas ou assintomáticos conforme o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Esses testes são concentrados nos gripários (Pronto Socorro, UPA Moreira César e UPA Araretama), onde os munícipes com suspeita do vírus devem se dirigir.

Para outras informações, os interessados devem ligar no Disk Corona 0800-8789629, no horário das 8h às 17h.


Publicidade